FRATERNIDADE E IGNORÂNCIA

Há tempos que evito publicar nas minhas redes sobre assuntos polêmicos, principalmente sobre política, visto que a militância (ou melhor, as militâncias) consumiu praticamente toda a minha juventude e hoje, aos 35 anos de idade, já me sinto velho e cansado pra essas coisas e não tenho mais nem um pingo de paciência nem sequer pra discussões! Todavia, quem me conhece sabe que não tolero injustiça e assim quero opinar e fazer uma admoestação acerca de algo bem recente.

Devido à atual encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, publicada e assinada por ele no último dia 03, mais uma vez ele está sendo tachado de 'comunista' por muitos liberais e ditos conservadores por fazer críticas ao liberalismo econômico. Pois bem, não bastasse as distorções que a grande mídia propaga sobre as falas do Sumo Pontífice, ainda tristemente ele há de lidar com a tamanha ignorância por parte daqueles e, o pior: nem condeno sequer os sem religião e/ou cristãos não-católicos, mas inúmeros "católicos" que se deixam assim levar!

Basta ler e estudar apenas um pouquinho do Catecismo da Igreja Católica e os documentos da Igreja para saber que ela sempre condenou o liberalismo econômico tão quanto o socialismo/comunismo, uma vez que um está atrelado ao outro, o que já estava na encíclica Rerum Novarum, lá do séc. XIX, redigida pelo Papa Leão XIII acerca da classe trabalhadora, capitalismo e socialismo. Em resumo, condenar o liberalismo econômico desenfreado não significa condenar a propriedade privada e a economia de mercado tampouco suas relações comerciais e financeiras dentro da ética, do respeito ao próximo e da moral honestamente, sem explorar pessoas em prol do egoísmo e da ganância, pois justamente a exploração e opressão aos pobres (o que não precisa nem de explicar o porquê o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo se opõe totalmente!) foi o combustível que alimentou as ideias revolucionárias, culminando no marxismo e suas terríveis consequentes revoluções no século XX. É o que mais tarde, em 1937, Pio XI reforça com a Divinis Redemptoris a máxima de que "o liberalismo preparou o caminho para o comunismo", deixando bem claro que ambos são abomináveis e anti-evangélicos, pois um deu origem ao outro.

Logo, como sempre costumo frisar, e quero bater nesta tecla mais uma vez, um grande mal da mentalidade contemporânea é de pensar apenas de forma binária, do "se não isso, então aquilo", como se só houvesse um e outro. Afffff, isso cansa! O sucessor no trono de São Pedro precisa muito de nossas orações para não somente pregar a fraternidade, mas também enfrentar a ignorância.