O livre-arbítrio e JUDAS.

JUDAS

Eu creio, sinceramente, que existem seres devotados, que buscam seguir, o que, sinceramente, imagina ser, a vontade de Deus; sujeitam-se à lei dos homens e a lei de Deus, e, a sua meta, a sua busca, é o altruísmo.

Existem, outros, mais egocêntricos, presumidos , que, até, certo, ponto, mostram-se orgulhosos de si mesmos ; são narcisistas que seguem a própria vontade, defendem a qualquer custo o seu próprio interesse, ou, o interesse de quem representam, não se importam com ninguém , e, a sua meta, é servir-se dos outros .

Há, ainda, aqueles, que, eu diria que são os mais difíceis: desrespeitosos, não conseguem se importar, são frios, intocáveis, sem empatia, vivem indiferentes; desmotivados, sem sintonia alguma com alguém, seguem suas vidas buscando a satisfação carnal; pois, os seus instintos, a natureza bruta, primitiva, os impede de conservar os sentimentos afáveis, sutis; são anti-sociais, até porque, isentam-se de culpa ou remorso, e, quando não assistidos em suas vontades, o que os estimula é o rancor e a vingança desmedida.

Vivem, assim, desfalcados, sem os sentimentos; vivem, mas, sem as emoções, estão mortos; falta-lhes algo, falta-lhes "o sal", o que lhes daria a razão para existir. Com certeza, não seriam agressivos, rebeldes, violentos; as emoções e os sentimentos lhes permitiria se apresentar e reagir em comum acordo como os outros.

E convivemos, todos os dias, com essas pessoas, assim, em um sofrimento que nos faz sofrer; e, vivemos, assim, nós, também, em sofrimento; e, nós, também, mortos para o que é sutil, vivemos, mas, sem desfrutar da vida em sua plenitude. Não refletiremos a expressão máxima de nós mesmos.

Será que há, alguém que não se lembre de Judas, aquele discípulo de Jesus? Pois, então, conta a história que ele perdeu a maior oportunidade de sua vida ; o que, fez, dele, o único discípulo inapto a seguir, como os outros, o ensinamentos de Jesus.

Judas foi, e, era, à época, um morto-vivo; envolto em seus pecados, por, isso, perdeu a chance de transformar-se, de nascer de novo, e, portanto, mudar a sua história.

Judas não foi forte, foi vencido por si mesmo, numa luta desigual com o seu passado, não conseguiu reconhecer os seus erros, e, virar a página ; estivesse, ele, pronto, reconheceria as suas fraquezas, se perdoaria, e, viraria a página, e, com as páginas de seu passado viradas, estaria livre para arbitrar, seguiria, então, a própria consciência. Acenderia a uma nova vida, deixando, de vez, o seu, triste, passado para trás; e, quem sabe, sem olhar para trás, Judas poderia seguir em frente.

Talvez, possamos fazer, aqui, um paralelo com a história de ló.

Ló era o sobrinho de Abraão, conta a história que, após, alguns desentendimentos sobre a administração dos bens de família, Ló em desrespeito ao costume da época, decidiu seguir em direção oposta ao ancião da família, e, já na cidade de SODOMA se viu cercado pela imoralidade. Porém, seu tio Abraão intercedeu, e, em missão de socorro e resgate ao seu sobrinho, enviou os homens que deveriam resgatá-lo, pois, Ló se encontrava preso.

Pouco tempo depois, Deus anunciou a Abraão a destruição de SODOMA e GOMORRA, cidades dominadas pela corrupção e pela imoralidade, novamente, por intercessão de Abraão, a vontade de Deus não se cumpriria; não, sem, que, antes, fosse garantido aos justos a sua remissão. Deus enviou, então, os anjos que orientaram a retirada de Ló e sua família.

O fato é que Ló e sua família foi poupada pela intercessão de seu tio Abraão, junto, a Deus, e, não fosse por um detalhe, toda a família de Ló estaria a salvo. Consta, que, na fuga, a esposa de Ló, contrariando as orientações dos anjos, ao olhar para trás, imediatamente, cristalizou-se em uma estátua de sal.

O fogo, o enxofre caiu do céu, as cidades foram destruídas, e, como podemos ver a desobediência e o apego ao passado foi o empecilho, mas, somente, para aqueles que estavam presos ao passado, e, por, essa, razão, não conseguiram seguir em frente .

O tempo passado , sem entendimento, ou, sem respeito pelos princípios, não devem servir de âncora para os pés.

Deus não interfere, ele nos deu o livre-arbítrio, e, por, isso, o mal pode estar em tudo ao nosso redor ; mas, em nós humanos, apenas, com o nosso consentimento.

Sem o nosso seu consentimento, Deus em sua sabedoria, permitiria que o mal viesse a nos visitar?

O consentimento, a tolerância, a condescendência é a chave mestra, com a qual se abre as portas que permitem a passagem do mal.

De volta aos Judas, Judas tinha o melhor pastor… o melhor líder…; o melhor mestre… ; o melhor sábio…; o melhor amigo...., e, mesmo, assim, ele fracassou...

Judas fracassou porque lhe faltou fé.

E falando em Fé, talvez, seja a vez de Jó e não Ló nos dar, aqui, o mais verdadeiro exemplo.

" O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito."

João 3:6

Jorge Santana
Enviado por Jorge Santana em 13/10/2020
Reeditado em 06/11/2020
Código do texto: T7086759
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.