Sorriso

Existe uma história de um homem que não gostava de sua sogra e, depois de muita briga com ela, decidiu que queria tirar a vida da senhora. Foi até um sábio e pediu uma solução para o caso. E o sábio lhe entregou um recipiente com um líquido, dizendo que era para ele pingar algumas gotas, todos os dias, na comida de sua sogra e em um mês ela morreria. O sábio ainda lhe sugeriu que passasse a sorrir todo dia para sua sogra e a tratá-la bem, caso contrário poderiam suspeitar dele.

Quando estava perto de completar um mês, o homem voltou ao sábio, querendo saber o que poderia fazer para evitar a morte da sogra. Ele havia colocado o remédio na comida dela todos os dias, como o recomendado, mas nesse meio tempo passou a gostar dela e agora a queria viva. O sábio então lhe disse que aquele remédio era apenas água e não faria mal nenhum à sua sogra.

A moral dessa história é que de tanto o homem sorrir para a sogra e tratá-la bem, ela também começou a sorrir e tratá-lo bem.

É aquela famosa frase: “gentileza gera gentileza”. E eu complemento: sorriso gera sorriso.

Não falo isso à toa. Sorrir atrai mais sorrisos, pois nós temos “neurônios-espelhos” que fazem com que as pessoas imitem as expressões faciais umas das outras. Por isso, se você recebe alguém com um sorriso, é muito provável que receba o sorriso de volta.

Allan e Barbara Pease, autores australianos, têm uma frase interessante: “a ciência provou que quanto mais você sorri, mais respostas positivas obtém das outras pessoas".

Em seu livro Desvendando os segredos da linguagem corporal, Allan e Barbara comentam que o sorriso em anúncios faz com que as vendas dos produtos aumentem, porque passam maior credibilidade sobre o anunciante. Os autores mostram ainda que o sorriso em fases iniciais de negociação, quando as partes ainda estão se avaliando, facilita o desenrolar das negociações e geram acordos muito mais interessantes.

O livro ainda destaca que sorrir bastante é algo que nos torna mais atraentes. Quanto mais um homem consegue fazer as mulheres sorrirem, mais elas o acham atraente; e quanto mais ele consegue fazê-las sorrir, mais ele as acha atraentes. Em resumo, seja o que você for vender, produtos, serviços, acordos, ou sua própria imagem, o sorriso o ajuda a vender.

Acho muito interessante como a maioria das pessoas que são bem-sucedidas no que fazem são também pessoas que usam e abusam do sorriso. Um bom exemplo é o empresário Geraldo Rufino. Além de sorrir bastante, em uma entrevista que concedeu, ao ser questionado sobre qual caminho as pessoas deveriam tomar para sair da crise financeira, ele sugeriu que elas sorrissem muito. E disse uma frase marcante: “a energia do sorriso e da alegria do trabalhador vai contagiar a capacidade que ele tem de produzir, de criar e de desenvolver”.

Quer mais motivos para sorrir? Pois saiba que o sorriso estimula a produção de endorfinas, que servem de analgésicos naturais e dão uma sensação de bem-estar, atraem mais amigos, melhoram os relacionamentos, reforçam o sistema imunológico e prolongam a vida.

Não ache que as pessoas sorriem muito porque são felizes. Na verdade, elas são felizes porque sorriem muito.

O sorriso é um tipo de comunicação que estimula nossos pensamentos, nossas crenças positivas e nossas atitudes motivadoras. Por isso, mesmo que você esteja “para baixo” em algum momento, sorria, porque isso vai elevar seu estado de espírito, até você ficar realmente bem.

Então, abuse do sorriso. Torne-o um hábito na sua vida e aproveite todos os benefícios que ele pode trazer para você e para quem vive a seu lado.

“O sorriso enriquece quem o recebe, sem empobrecer os doadores”.

Então, sorria!

Arthur Paraguassú
Enviado por Arthur Paraguassú em 18/10/2020
Reeditado em 18/10/2020
Código do texto: T7090384
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.