Amor x ódio

Justamente, os que dizem que o ódio move o mundo dizem-no porque odeiam mais do que amam. Assim como o amor pode levar ao afeto, o ódio pode originar-se e/ou dar origem à repulsa. Todos que afirmam que o ódio move o mundo o fazem porque tem repulsa a algo ou alguém e esta repulsa é que norteia suas ações.

Você pode perceber que é o ódio agindo no lugar do amor quando alguém não tem o direito de existir, argumentar, falar ou mesmo receber alguma explicação. Toda vez alguém que julga estar numa posição superior se furta de explicar porque está numa posição superior e de ouvir o que está abaixo, tentando elevar o que está abaixo, o ódio fica aparente. O amor tem paciência para explicar e tolera tudo com o máximo de suas forças.

O amor prefere mil vezes rebaixar-se a rebaixar o amado. Aquele que ama suplica sempre que as dores do seu amado recaiam sobre si. O ódio, por sua vez, pressupõe que seus argumentos devem ser aceitos e, quando sua tolerância acaba, surgem as perseguições e os martírios. O amor se desgasta e se destrói em favor do próximo enquanto o ódio desgasta e destrói o próximo em favor de si.

Fiquem à vontade se quiserem me adicionar no facebook, em breve estarei lançando um livro cujo texto é um pequeno trecho:

https://www.facebook.com/dpacheco911