O Ambiente Propício

Àgua parada é favorável para a proliferação de agentes nocivos causadores de distúrbios, enquanto água corrente promove vitalidade, por meio da sua constante renovação.

O ambiente propício é a fonte da saúde ou doença. Ainda que distintos, esses ambientes operam através do mesmo princípio, fornecendo os ingredientes necessários para o surgimento, desenvolvimento, crescimento e evolução de um sistema.

Um sistema equilibrado não alcança o equilíbrio por acaso, é necessário trabalho árduo para alcançar esse estado, enquanto o desequilíbrio atinge sua maturidade através do acúmulo de negligências, não ocorrendo de maneira fortuita. Ambientes nocivos ou harmoniosos precisam ser construídos. Não existe sorte, coincidência ou acaso. O que há é consciência ou inconsciência. Os frutos que vamos colher estão irremediavelmente ligados à qualidade do nosso plantio. Os valores que nutrimos nos conduzem à ação e não há como se livrar disso. Assim, o cultivo de bons valores é a garantia de que teremos boas ações.

O coração é o terreno que deve ser lavrado, afim de preparar para o plantio, uma educação baseada em valores humanos. Ele é o berço do Amor e da Fraternidade, forças capazes de tirar a humanidade do ambiente nocivo que ela mesmo criou. O ambiente mais propício para o desenvolvimento de valores é o indivíduo, que os refletirá em seus familiares e amigos, causando ressonância no seu próprio lar e lares próximos. Com o tempo, alcançará maior amplitude.

Sendo o mundo um reflexo do indivíduo, a paz deve ser conquistada de dentro para fora. O indivíduo é o agente que precisa ser modificado para que o mundo sofra uma transformação. A "maçã podre" precisa ser curada e não devemos acreditar na ideia de que o contrário é a praxe. Lembre-se sempre que o ambiente propício é feito de crenças. Agiremos na exata medida daquilo que acreditamos. Avaliar nossas crenças com o rigor e disciplina de uma autorreflexão sincera, exerce o poder de colocar em movimento as águas paradas que impedem o desenvolvimento dos nossos potenciais criativos latentes.

Romper com as crenças que fomentam a criação de ambientes nocivos, substituindo-as por uma razão motivada na construção de um ser humano integral, é um caminho seguro. Os mundos são feitos à nossa imagem e semelhança. Sejamos melhores!