É necessário desacelerar

É necessário desacelerar, porque um dia você para e se da conta que a vida vai muito além da correria de todos os dias em busca de um futuro que talvez nem chegue. A vida é mais do que as ralações rasas que infelizmente nós permitimos viver. Tenho parado pra ver o jeito que tenho levado a minha vida e sendo bem sincera eu nunca estive tão orgulhosa de mim, aprendi a valorizar coisas mínimas, aprendi a viver de forma mais leve mesmo que alguns dias eu tenha recaídas e fique profundamente triste, hoje eu vejo que de alguma forma que ainda não entendi qual, a vida pode de bonita.

Eu estava vendo um vídeo sobre o livro Últimas mensagens recebidas e o conteúdo do livro me deu um estalo... a vezes a gente deixa de falar algo pra alguém ou só deixa de responder e quando a gente vai ver não dá pra falar mais nada, porque talvez a pessoa tenha ido ou porque ela simplesmente não quer mais responder você. Eu sempre tentei ao máximo externar tudo que eu sinto mesmo que de forma indireta que é o que eu faço com esse espaço virtual, só que ultimamente eu tenho notado o quanto isso é realmente necessário. Diversas vezes eu achei que seria meu último dia vendo alguém, eu ainda acho isso vez ou outra, só que eu não consigo me arrepender por não ter dito ou feito algo. Sei que por mais difícil que as vezes possa ser falar pra outra pessoa sobre como a gente se sente ou falar umas duras verdades mesmo, é extremamente necessário.

Além disso, percebi a necessidade de desacelerar pra ver beleza e sentido na vida, eu tenho visto meu sobrinho crescer, eu tenho visto meu crescimento pessoal, eu tenho conhecido um outro lado de São Paulo que se bem me lembro no início do ano passado eu repudiava e hoje eu simplesmente amo. Só que nada disso seria possível se eu vivesse na correria de todos os dias e vivesse com a necessidade de estar sempre ativa. Ontem eu vi o dia nascer, fazia muito tempo que eu não via e foi simplesmente magnífico, ver a mistura de cores, o laranja e o rosa, ouvir São Paulo acordando e ouvir mesmo que de longe os pássaros.

É necessário ver beleza na vida pra continuar sentindo vontade de vivê-la, é necessário largar o ritmo frenético e se entregar a pequenos prazeres como um domingo largado no sofá, um passeio num dia frio e sem chuva, uma visita ao museu que você nem sabia que gostava, é necessário. A gente demora muito pra entender que a vida passa mais rápido do que a gente imagina, algumas pessoas vivem noventa anos, outras não chegam nem aos 10 e por mais difícil que seja essa realidade, é a nossa realidade e cabe a cada um enfrentar e decidir como aproveitar esse espaço de tempo.

Inúmeras vezes eu quis desistir de mim, o mundo não fazia mais sentido na minha cabeça e talvez ainda não faça, não me acho necessário pra esse mundo mas eu tento criar essa visão em mim. A gente não sabe se vai acordar amanhã, a gente não sabe se vai estar vivo depois de atravessar a rua pra pegar o ônibus e ir pra faculdade. A única “coisa” paupável é o nosso agora e cabe a nós decidirmos como vamos lidar com ele, se é chorando por alguém que não te manda uma mensagem de boa noite ou quando chega em casa depois de transar com você ou se é atravessando a cidade pra ir no Starbucks tomar um café e jogar conversa fora. A vida é além do sofrimento que a gente se permite viver, só que pra perceber isso nós precisarmos desacelerar.

[Desde o início do meu perfil aqui no Recanto eu tomei esse lugar como um diário virtual de coisas que vivo e verdades que venho aos poucos ganhando digerir, nunca esperei que lesses e sempre que posto algo novo por mais que eu fique feliz que leiam eu também nunca espero por isso. Talvez a proposta desse texto seja diferente dos outros que eu escrevi aqui mas era necessário falar. Pisem no freio, a vida é além....]

Noemi Nayara
Enviado por Noemi Nayara em 30/10/2020
Código do texto: T7099572
Classificação de conteúdo: seguro