Será mesmo que Não há nada de novo sobre a terra.?

Outro dia estava na casa de uma amiga e tinha uma dessas bíblias de capa antiga, gosto de livros antigos, e gosto também de ler esse tipo de livros de maneira oracula...

Como assim de maneira oracula? Aposto que você já o fez; Abrindo “aleatoriamente”

Essa vida é mistra e sincronia, livros profundos tem o poder nos guiar exatamente ao que nós precisamos ver naquele instante, claro que isso não acontece em qualquer livro antigo, precisa ser um livro profundo, como a bíblia, como o i ching, cabala, caibalion, alcorão, a luz da ásia... Livros com uma grande profundidade de sabedoria, livros que tendem a serem validados pelo tempo... Outra coisa importante é ter clareza da pergunta antes de abrir o livro. Faça o teste qualquer dia desses. rss

Pois bem, abri a bíblia e cai em Eclesiastes. ( minha amiga ainda falou assim, tinha que ser, coisa de doido rss )

Ali ele fala que há tempo para tudo, e fala também que não há nada de novo sobre a terra. Me recordo que há uns 15 anos atrás eu fiz a mesma coisa e abri na mesma página, lembro o quanto discordei daquela frase naquela época.

Pois como; Como não há nada de novo sobre a terra? Para começar, já existia a internet. tecnologia mais nova que qualquer coisa escrita na bíblia, já existia aviões espaciais, muito mais tecnológico e novo que as bigas que existiam no tempo da bíblia.

Entretanto, hoje vejo o quanto eu estava errado e o quanto essa frase faz sentido.

Não há nada de novo sobre a terra.

Afinal de contas, o homem que hoje pilota esses tais aviões espaciais com tecnologia o suficiente para nos levar à lua, ou até sabe-se lá onde, ainda é tão imaturo, tão egoísta, tão ignorante, tão preconceituoso quanto o homem que pilotava aquela antiga biga.

Quer dizer, existem muitas evoluções externa mas, muito pouca evolução interna, logo, não há nada de novo sobre a terra.

Pois tanto o piloto da biga da época de cristo, como o piloto do avião do século 21 ainda trava a mesma luta contra si mesmo, contra o seu egoísmo, contra a mente, contra os sentimentos que nos aprisionam.

E se vacilar, naquela época da biga alguns homens eram mais tecnológicos, evoluídos, novos, do que somos hoje. Pois não ando vendo muitos Jesus, Budas nem mesmo homens Platônicos caminhando sobre a terra hoje.

Entretanto, apesar de não existir nada novo sobre a terra, o fato de conscientizarmos disso e buscar o que realmente é novo pode fazer com que nossa próxima leitura nos traga um ponto de vista diferente desse mesmo texto.

Talvez, se nós como indivíduos passarmos a encarar nossa evolução com mais seriedade, pensando que esse algo novo não é externo, e sim interno, que o novo mesmo é representado por acréscimos em nossas qualidades; organização, criatividade, empatia, amor, responsabilidade, presença… Esses atributos que tornam o ser humano mais humano.

Queremos tanto um Novo Normal após a pandemia, um normal melhor que o anterior, mas, precisamos pensar que precisamos mudar como indivíduos para que o coletivo seja melhor. Se passarmos a pensar assim, talvez, possamos fazer com que exista sim algo Novo Sobre a terra.

Pois o novo não será o máximo que alcancemos na tecnologia externa, e sim ao menos um degrau que subirmos em nossa tecnologia humana interna.

Jr Amaral
Enviado por Jr Amaral em 02/11/2020
Reeditado em 02/11/2020
Código do texto: T7102492
Classificação de conteúdo: seguro