Governo do espinheiro

ASSIM, DEUS OUVIRÁ VOCÊS!

Um dia, as árvores decidiram ungir um rei para si. Disseram à oliveira: ‘Reine sobre nós’. Mas a oliveira respondeu: ‘Acham que vou deixar o meu azeite, que honra os deuses e os homens, para dominar sobre as árvores?’

Então, as árvores disseram à figueira: ‘Venha! Reine sobre nós’. Mas a figueira respondeu: ‘Acham que vou deixar a minha doçura, os meus frutos que dão água na boca, para dominar sobre as árvores?’

As árvores, então, disseram à videira: ‘Venha! Reine sobre nós.’ Mas a videira respondeu: Acham que vou deixar o meu vinho, que alegra os deuses e os homens, para dominar sobre as árvores?’.

Finalmente, as árvores disseram ao espinheiro: ‘Venha! Reine sobre nós’. Mas o espinheiro disse às árvores: ‘Se vocês realmente desejam que eu seja o seu rei, refugiem-se na minha sombra. Mas se não quiserem, que saia fogo do espinheiro e queime até os cedros do Líbano!’.

Juízes 9:7-15,

Bíblia A Mensagem.

_____

E, assim, o espinheiro chega ao poder e governa sobre as demais árvores.

/////

Quando se multiplicam os justos, o povo se alegra, quando, porém, domina o perverso, o povo suspira.

O rei justo sustém a terra, mas o amigo de impostos a transtorna. Informa-se o justo da causa dos pobres, mas o perverso de nada disso quer saber.

Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira. Se o governador dá atenção a palavras mentirosas, virão a ser perversos todos os seus servos.

O rei que julga os pobres com eqüidade firmará o seu trono para sempre. Muitos buscam o favor daquele que governa, mas para o homem a justiça vem do SENHOR.

Provérbios 29: 2, 4, 7-8, 12, 14, 26.