Palavras que usamos

Na faculdade, diversos professores falaram em aula que nem sempre o que falamos é o que as pessoas escutam, em outras palavras, sabemos o que falamos, mas não sabemos como é que o outro receberá nossa mensagem. Por isso é de extrema importância que tomemos cuidado na hora de falar, que avaliemos nossas palavras, que façamos um exercício há muito recomendado, o de pensar antes de efetivamente falar, o de questionar a nós mesmos se gostaríamos de ouvir aquilo que está prestes a sair dos nossos lábios e se não vamos nos arrepender mais tarde das frases que verbalizamos.

Cada um de nós passa por diferentes desafios ao longo dos dias. Em certos momentos estaremos tranquilos, serenos, com motivos de sobra para sorrir, enquanto que aquele que está ao nosso lado pode estar passando por dias nublados, de dificuldades que nem imaginamos, de dores que nem cogitamos. Em outros momentos as posições serão invertidas. Fato é que passamos por diferentes experiências de maneira que, influenciados por essas vivências, teremos distintas percepções sobre a mesma realidade. Palavras mal colocadas, mal expressadas, mal utilizadas podem ter um significado catastrófico em momentos inapropriados, em situações constrangedoras. Por isso é importante que desenvolvamos a arte da empatia, que possamos reconhecer no silêncio, no gesto, no olhar do outro um pouco do que sente a sua alma. Nem tudo precisa ser dito com a boca, nem tudo precisa ser escutado com os ouvidos, às vezes podemos nos comunicar uns com os outros através de nossos corações.

As palavras podem soar como espadas afiadas que cortam ao meio em um só ataque. E nem sempre nos damos conta do poder, do significado, do peso que elas carregam. Rotular as pessoas em um momento de fúria, por exemplo, algo bastante comum entre pais e filhos, pode causar feridas que ecoarão por todo um futuro. Fazer falsas declarações, ainda assim ásperas e rancorosas, como acontece rotineiramente entre namorados ou casados, pode abalar toda uma história de amor, levar ao esquecimento promessas feitas em momentos de intensa serenidade. Amizades há muito fortalecidas, em muito especiais, podem ser desfeitas como num simples toque de mágica através de palavras que frustram e magoam. Nem sempre dizemos o que queríamos dizer. E nunca poderemos mudar aquilo que o outro ouviu. É um fato que não muda.

Então ouça-se. Coloque-se no lugar do outro e ouça o que ele será obrigado a ouvir. Pense em toda a história que viveram juntos, pense nas dificuldades que ele pode estar enfrentando nesse momento a fim de alcançar um lindo sonho. Vale a pena destruir todo um caminho percorrido juntos por palavras vazias? É justo tornarmos a vida de alguém ainda mais complicada através de discursos desestimulantes? Use boas palavras. Tenha um doce falar. Permita que seus pensamentos sempre soem como uma suave, tênue e inspiradora música àqueles que os ouvirem.

(Texto de @Amilton.Jnior)