O dinheiro digital e o Socialismo

Muitas pessoas criticam o Capitalismo e outras atribuem a ele uma parcela dos males do mundo.

Karl Marx previu que o Socialismo iria substituir naturalmente o Capitalismo.

Mas, em se pensando no Capitalismo como evolução de uma relação natural dos indivíduos com a finalidade de satisfazer necessidades básicas, um dos acontecimentos mais inusitados e porque não dizer, estúpidos, propiciados por ele, foi a invenção das tais criptomoedas.

O dinheiro foi criado pelo Homem para facilitar a troca de produtos, de modo que, em se ofertando um porco para alguém que tivesse necessidade dele, o vendedor não tivesse que levar para casa uma gaiola com várias galinhas ou um cesto de milho em sabugos.

Ou seja, o dinheiro é um instrumento usado na troca de mercadorias.

Com relação às criptomoedas, elas não se relacionam com nada que os cidadãos comuns tenham necessidade.

Sendo um dinheiro digital, não temos como carregar bits no bolso para comprar bifes ou ovos. Ele não tem relação com recursos materiais.

Com esse dinheiro fantasma se criou uma economia paralela onde 99% das pessoas do planeta estão de fora.

Um aspecto curioso nessa história é que ainda não vi nenhum socialista criticar essa aberração capitalista e além disso, Nicolás Maduro, o psicopata “anticapitalista” venezuelano criou sua própria criptomoeda.

Se eventualmente ele largar o poder, por vontade própria ou forçado, saberemos o volume de seu sentimento anticapitalista, depositado em moedas digitais.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 07/12/2020
Código do texto: T7129666
Classificação de conteúdo: seguro