Tenho lido muito sobre motivação, gestão e liderança e um tópico que é sempre recorrente trata sobre produtividade versus motivação.
Embasado nas leituras, formulei um questionamento:
- Um profissional descontente, frustrado, decepcionado e por conseguinte desmotivado, terá sua produtividade afetada?
Depois de muita reflexão, cheguei à seguinte conclusão:
- Nem sempre. Em muitos casos, este profissional irá cumprir suas metas, garantir suas entregas e manterá seu comprometimento e dedicação ativos, mas ele demonstrará em seu semblante toda a dor que sente pela falta de reconhecimento e a desmotivação poderá ser percebida pela falta de alegria ao entregar um projeto ou uma meta.
O prazer de “fazer o que gosta” se torna obrigação e este profissional se torna quase um robô, desempenhando suas atividades mecanicamente e deixará de ser proativo e empreendedor.
Isso ocorre nos mais variados setores da economia e é papel dos líderes perceber e saber solucionar o problema.
Mais do que o salário pago todos os meses, a retenção de talentos é baseada na valorização do profissional. A liderança deve aprender a valorizar os colaboradores elogiando aspectos positivos e corrigindo os aspectos negativos, motivando a melhoria contínua. A empresa deve oferecer um plano de carreira para que o colaborador sinta que poderá ser recompensado e tenha motivos para almejar um crescimento profissional embasado na meritocracia.
Um bom líder, deve conseguir abstrair os problemas do profissional e dar o tratamento correto, objetivando converter um colaborador infeliz em, talvez, o melhor do time.
“Seja persistente e a vitória virá
Seja leal e o prestígio chegará
Seja cortês e o respeito terá
Seja humilde e a glória alcançará
Seja humano e um líder será.”
Barreto, F. 2020
Fernando Barreto
Enviado por Fernando Barreto em 11/12/2020
Código do texto: T7133264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.