Aforismos; Inconsciência Sagrada

Se olharmos para uma casa qualquer,

Nosso raciocínio nos leva a concluir que alguém,

Ou um grupo de pessoas,

Fizeram esta casa, construíram-na,

Pois afinal de contas uma casa não se faz casa sozinha.

Nosso raciocínio nos leva a concluir que um ser, ou vários seres,

Deliberadamente a construíram.

Usamos esta mesma linha de raciocínio quando olhamos

Para as estrelas, e pensamos sobre o universo. Por que?

Só há este método de lógica e de comparação para ser usado ao se pensar sobre o universo?

Claro que não.

A maioria das pessoas conclui que deve ter existido uma mente, ou um ser consciente e poderoso para construir o universo. Por que só essa linha de pensamento deve ser usada?

Olhemos para os animais, e outras formas de vida como protozoários, bactérias, árvores, etc.

Todos eles existem sem saber que existem. E mesmo sendo inconscientes, eles respiram, defecam, voam, causam doenças, matam, reproduzem-se, dormem, acordam, correm, andam, fazem tudo isso inconscientemente, sem saber de nada, sem saber nem que existem.

AVida não precisa de consciência para existir, para movimentar-se, para ser alguma coisa.

O funcionamento biológico de um ser não necessita de consciência alguma para funcionar. As funções vitais de um organismo vivo se realizam involuntariamente, sem necessitarem de nenhuma autorização de algo consciente em seu ser.

A vida não necessita de consciência alguma para existir, e continuar existindo. Seguindo essa linha de raciocínio, também não podemos pensar que o universo pode gerar, expandir-se, formar, desenvolver milhares de coisas de modo totalmente inconsciente?

Se os animais conseguem viver sem saber que estão vivendo, por que o universo também não poderia conseguir?

Dessa forma, não haveria necessidade alguma de existir um Deus ou um ser poderoso e consciente para formar e governar com lucidez o universo.

O Universo é capaz de se auto-reger perfeitamente sem nem saber que está dirigindo alguma coisa, sem nem saber que ele próprio existe.

Deus é tão somente uma melodia subjetivista

Não temos a certeza de não ter certeza de não haver certezas.

A bíblia relata: “A letra mata, mas o espírito vivifica”. O que é o Espírito se não uma junção de letras!!!

“No princípio era a palavra, e a palavra era Deus”. Logo Deus não passa de uma mera palavra.

Até na inação reside uma ação: a ação de inagir, por tanto a inércia não é a ausência de ação, de movimentação, mas a ação de permanecer imóvel, estagnado. Lembremos-nos que em relação ao sol, tudo neste planeta está em constante movimento, logo nada está imóvel.

Digo: _Eu penso.

Tenho consciência deste fato: o de que penso.

Mas terá o próprio pensamento consciência de si mesmo enquanto é pensado?

O próprio pensamento saberá que ele mesmo existe?

E se os nossos pensamentos que consideramos serem produzidos pela nossa consciência,

Forem regidos pelo nosso Inconsciente? Quer dizer, mal conseguimos entender os mecanismos de funcionamento de nossa consciência, talvez pelo fato de que ela é controlada pelo Inconsciente! E se isto estiver correto, como podemos confiar na compreensão, nas análises, nas certezas, nas conclusões produzidas pela nossa consciência?

O inconsciente gerindo inconscientemente a consciência. É exagero? Isso explicaria o porquê de tudo o que sabemos se reduzir a teorias e interpretações.

Talvez seja por isso que exista Vida, coisas, seres e galáxias, tudo isso de um modo aparentemente perfeito: a inconsciência é que permite o pleno funcionamento dinâmico de cada coisa existente no Universo.

É como bem disse Nietzsche: “Só há Perfeição quando há Inconsciência”.

gilliard alves

Gilliard Alves
Enviado por Gilliard Alves em 28/10/2007
Código do texto: T713655
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.