Racionalizando os momentos estranhos da vida...

Eu caminhei bem longe para chegar onde cheguei... Mas voltei ao começo muitas vezes.

Porque a origem da gente faz parte da nossa verdade. Somos cada um dos pequenos acontecimentos bons ou ruins que estiveram pelo caminho...

Eu andei... Eu li... Eu ouvi... Eu enxerguei...

Fiquei mais próxima da "racionalização" e percebi que ela não era aquele bicho-papão que antes parecia.

Eu usei sim!! Fiz uso da "Lógica" para vencer grandes desafios mentais.

Percebi a tentativa de mudar o mundo estava além das minhas forças e que era uma briga a qual eu não precisava comprar.

Percebi que cada ser humano é único e capaz de vencer as suas inclinações más... Mas nem todos querem. Eu posso até tentar motivar a mudança de alguém, posso dar conselhos e sugestões. Mas cabe a cada pessoa a decisão sobre os caminhos que vai seguir.

Percebi que podemos ler as mesmas coisas, olhar os mesmos filmes, comer as mesmas coisas, torcer para o mesmo time, ir aos mesmos lugares e ouvir as mesmas pessoas. Mas cada um será tocado de uma forma. Cada um terá o seu entendimento!! E cada um tem o seu direito de entender diferente.

Alguns dizem que racionalizar é coisa ruim...

Um mecanismo de defesa é coisa ruim?

Creio que depende do lugar em que isso nos faz chegar... Creio que depende das conclusões nas quais conseguimos chegar ao usar desses processos mentais.

Certamente, nem tudo o que pensamos deve ser pronunciado. É preciso recordar: "Tudo podemos, mas nem tudo nos convêm".

Há o espaço que devemos ocupar no mundo. E esse espaço inclui certas pessoas com as quais teremos mais afinidade... Pessoas que Deus, especialmente, colocou em nossas vidas por um motivo justo de Sua Sabedoria.

Mas então, vou olhar para os que estão mais próximos de mim e fazer aquela racionalização que me diz: mudar o mundo ou mudar a forma como vejo o mundo?

Escolhi mudar a forma como olho para o mundo. Lamentando as escolhas ruins de tantas pessoas, mas ciente de que cada um tem também o direito de errar. Infelizmente, erros desastrosamente terríveis por parte de alguns. Mas que diante da minha pequenez, devo buscar a resiliência que me faz agir da melhor forma, mesmo quando o mundo parece estar desmoronando...

Sim... eu busquei "racionalizar" !!!

Eu fiz isso muitas vezes e ainda faço!

Eu tenho pensamentos ruins, como todo mundo, mas busco afastá-los de mim o mais rapidamente possível, buscando a lógica da minha fé que me fortalece.

Esta fé esclareceu-me das questões vibratórias de pessimismo, esperança e otimismo. Das ondas positivas e negativas que nossos pensamentos são capazes de criar junto de nós.

Dizem por aí que gentileza gera gentileza. Pensamentos e ações ruins, da mesma forma têm seu eco no ambiente em que estamos.

Quem, perante uma discussão acalorada, vai querer calar a voz de seus pensamentos conturbados? Por isso também é dito: "Diante de uma discussão, mais forte é o que cala, porque vence a si mesmo".

Por vezes, calei. Por vezes, enfrentei.

Mas, nem tudo merecia o meu desgaste.

Não é sentir-se superior, pelo contrário, é aceitar a nossa impotência, diante de certas situações, como uma parte de quem somos.

E pela fé dizer mentalmente a si mesmo: "Olhe para ti agora... o que está acontecendo aqui para que você se sinta assim tão perdido? Deus permanece no controle!"

Cheguei nesse lugar que me vejo hoje... tão distante daquela fase de adolescência, em que tudo era brincadeira ou motivo para tapar os olhos, sendo intolerante com os erros dos outros. Hoje vejo além porque a minha fé e o meu entendimento particular sobre ela me permitiram ver assim.

Hoje vejo que os erros fazem parte do caminho de todos nós.

Hoje vejo que há nos erros um propósito de Deus, para que as pessoas se voltem para elas mesmas e parem de tentar mudar o mundo ou perder o controle pelos erros dos outros.

Hoje eu vejo que o Super Homem e a Mulher Maravilha foram invenções para que acreditássemos que existiria, de fato, um "salvador" para nossos momentos de perigo... ou para os momentos de perigo da sociedade...

Mas ele nunca chegou... Nem a Mulher Maravilha veio... Nossos super-heróis são os amigos ou os nossos familiares, que nos ouvem e nos abraçam nos momentos de dificuldade.

Nosso Salvador, de fato, foi Jesus... o único que, fazendo seus milagres e dando junto o seu exemplo de fé, resignação e resiliência, nos deixou dito que as obras que Ele fez, também nós poderíamos fazê-las.

O Super Homem só existiu nas telas da TV e mesmo assim não revelou seus segredos para que pudéssemos voar também...

O Popeye, que ficava forte em questão de segundos após comer espinafre, foi propaganda tão enganosa quanto o Super Homem... É verdade: fomos enganados! É preciso admitir !!

Jesus, por outro lado, revelou o segredo para a nossa felicidade através das virtudes, no Sermão da Montanha. E disse: "Em verdade, em verdade vos asseguro que aquele que crê em mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, pois Eu vou para o meu Pai".

___ O segredo de Jesus para a nossa felicidade está nas bem-aventuranças do Sermão da Montanha. __

Então, a "Lógica", minha companheira nessa caminhada de idas e vindas, altos e baixos, esperança e desesperança, vitórias e derrotas, ela me fez ver que um caminho de descobertas se iniciou para mim.

.

.

.

.

Se iniciou onde voltei para ver o que havia perdido... Para ver que meu chamado já era de muitos anos, muitas vidas, como o é para cada um de nós.

Um chamado para a fé, para buscar seguir os exemplos de Jesus.

Desisti de vários dos tesouros da terra, porque sei que no céu algo já está preparado. Sei que o que for para ser nosso, dá um jeito de chegar em nossas vidas.

Desistir nem sempre é sinal de derrota, mas de sabedoria, quando se sabe que há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu. No Tempo de Deus as coisas tomam o espaço delas em nossas vidas.

Uma vez, uma das minhas irmãs disse, ou escreveu, algo sobre a caneta que Deus usa para escrever sobre a vida da gente...

Ele nos empresta essa caneta para que possamos também escrever algumas linhas e páginas do nosso jeito, por meio do livre-arbítrio que Ele nos deu. Entretanto, quando nos desviamos demais dos caminhos certos que Ele já desenhou para as nossas vidas, eis que Ele toma a caneta novamente e nos coloca novamente em direção da nossa evolução espiritual.

Não deveríamos nós tentar fugir por tanto tempo do nosso destino.

Estamos destinados à evolução!!

Mas, assim como Jesus explicou: depende de nós!!

O amor não virá ao mundo por decreto de um presidente, ou mesmo de um Super Homem, que nunca existiu, de fato.

O amor virá quando cada um de nós fizer bom uso da sua capacidade de vencer suas inclinações más!

O amor virá quando as pessoas se cansarem de brigar pela mudança dos outros e buscarem mudar a si mesmas, lapidando em si mesmas as arestas do egoísmo, tirando os véus que ainda cobrem seus olhos...

Todos erram... alguns de forma tão desastrosa que construíram bombas e armas para atacar seus irmãos de diferentes países ou de seus próprios países... Mas Deus não permitiu que a Sua Obra fosse terminada pela ação do homem!!

___ Será mesmo que Ele permitiria?

___ Alguém se propõe a racionalizar sobre isso??

Alguns outros erram de uma forma tão desastrosa, que buscam tirar a vida, a honra ou a alegria de seus irmãos do caminho...

Negar a existência de Deus faz com que os homens busquem para si mesmos essa responsabilidade de mudar um mundo doente... de pessoas doentes... esquecendo, por vezes, da própria família que estava ali do lado, necessitando de um auxílio...

Faz ainda com que busque fazer a "justiça" por suas próprias mãos e seus próprios meios...

Mas, antes de tentar mudar o mundo, por que não aceitar uma tarefa mais acessível de tentar mudar e melhorar a si mesmo?

Mais um final de ano está chegando...

Um ciclo se encerra e outro surge...

Precisamos decidir fazer um bom uso da caneta que escreve os nossos dias!! Um bom tempo para as reflexões... um tempo que, notadamente, exige mudanças, exige mais presença, mais atitude, mais mãos estendidas, menos dedos apontando, mais abraços, mais cuidado e mais amor conosco e mais empatia com aqueles que passarem por nossos caminhos.

É esta a lógica que me faz seguir meus dias.

Buscando um conhecimento que me torne uma pessoa melhor, mais tolerante, mais forte, porém ciente da minha pequenez.

As pessoas erram sim, mas Deus permanece no controle de todas as coisas 💚

Por fim, concluindo minhas escritas, li algo sobre essa necessidade de racionalizar que eu tenho:

___ Sinta compaixão por si mesmo. Aprenda a usar a compaixão como um meio de defender-se das emoções esmagadoras. A compaixão permite que você compreenda outras pessoas, mas também exige que você seja compassivo consigo mesmo. Isso significa que você não deve sentir-se culpado por buscar refúgio ao sentir-se sobrecarregado.

Tenha consciência da sua condição humana. Você não é a única pessoa no mundo a sentir-se assim. Quando você reconhecer que esses sentimentos são parte de uma experiência humana comum, não se sentirá tão isolado.[27] Por exemplo, se você estiver sentindo-se sobrecarregado, pode dizer a si mesmo: "Todo mundo se sente assim de vez em quando".

Recordando apenas: não se trata de sentir pena de si mesmo, mas sim de buscar meios para conquistar a resiliência mais rapidamente... lendo, agindo e buscando respostas para as minhas inquietações. Buscando me aproximar mais das vontades que Deus tem para a minha vida e buscando a alegria de manter o coração aquecido pela gratidão, pois não nos falta o amor que Deus reserva para cada um de nós, onde quer que estejamos.

___ "A fé gera a resiliência e a resiliência amplia a fé !!"

___ Em tudo dai graças, porque Deus é Bom o tempo todo !!

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 17/12/2020
Código do texto: T7137654
Classificação de conteúdo: seguro