Uma visão negativa do choro

Eu cresci vendo o choro como algo negativo. Embora chorar seja uma reação natural da pessoa que está emocionalmente abalada, por muito tempo foi associado a fraqueza ou mesmo falta de capacidade de resolver os problemas. Como eu era uma criança grande, era comum ouvir coisas do tipo:” Não chore, menina, você já é uma moça” ; “Resolva seus problemas, você, tão grande. Não sabe fazer nada além de chorar.” “Deixe de ser manhosa”. Mesmo quando eu chorava em consequência do bullying, poucos eram os que me davam apoio e o mais comum era dizerem que eu devia parar de chorar e me defender. Eu também ouvi muito que chorar era atitude de pessoa descontrolada ou histérica.

No caso dos meninos e dos homens, a coisa costumava ser pior, por causa do machismo que ainda impera em nossa cultura e que prega que homem não chora. Como resultado, muitos meninos não podiam sequer chorar que eram logo acusados de ser fracos e mesmo tachados como “mulherzinhas”. Isso com certeza levou muitos homens a reprimir seu lado mais sensível e a sentir dificuldade em mostrar seus sentimentos.

Hoje, felizmente, não é mais assim. Ainda bem que evoluímos o suficiente para entender que chorar não é exatamente um sinal de fraqueza, mas um sinal de que a pessoa tem sentimentos e emoções e precisa colocar para fora aquilo que a está incomodando ou que lhe comove, como assistir a um filme com uma história triste. Quem por exemplo não se comove com o filme Sempre ao seu lado, no qual vemos o amor puro de um cachorro que passa anos esperando pelo retorno do seu dono? Praticamente todos que assistiram ao filme se debulharam de lágrimas diante das cenas do amor desinteressado de um animal. Outro filme que provoca lágrimas é o longa animado O túmulo dos vaga-lumes*, que conta a história de dois irmãos que tentam sobreviver em um Japão arrasado pela 2.ª Guerra.

E é certo que ninguém pode dizer que quem chora ao assistir a essas histórias é uma pessoa fraca, mas alguém que tem empatia e que se solidariza com os sentimentos e dificuldades enfrentados pelos personagens, sejam as histórias baseadas ou não em acontecimentos reais. Então, jamais julguemos uma pessoa que está chorando, porque chorar é uma demonstração genuína de que ela tem sentimentos e emoções e ajuda até mesmo a colocar para fora tudo que a oprime.

* Filme dos Estúdios Ghibli, que produziram A viagem de Chihiro e Princesa Mononoke