Pra quê servem os teólogos e filósofos?

É fácil ver a utilidade das coisas fácies do tipo 2+2, mas existem trabalhos muito subjetivos e complicados, pois seus resultados imediatos são quase totalmente invisíveis . Até mesmo alguns assuntos como nas ciências exatas, temos dificuldade de enxergar a utilidade e valor de algo, como por exemplo, pra quê servem mesmo os algoritmos quânticos ?

Valorizar as coisas baseadas no utilitarismo, sabemos que não é algo totalmente real ou 100% verdadeiro, mas no dia a dia das pessoas que conseguem olhar mais a superfície de todas as coisas (a maioria) esta é a "lei". Para elas é fácil ver, que a serventia do servente é servir ao pedreiro numa construção, e do pedreiro, servir aos intentos de seu patrão, e do patrão, além de dar emprego aos dois, empreender um sonho qualquer e torná-lo "concreto" e/ou, de concreto.

No mundo temos milhares de profissões ligadas ao banco que intermedia o salário do servente , do pedreiro e o lucro do patrão. Temos políticos que legislam e advogados que reivindicam o cumprimento da lei, e os mais herois reivindicam a justiça e jurisprudencia acima da lei. Todos tem uma função clara na vida, mas e a serventia do filósofo e dos teólogos?

Se as coisas dependessem só da prática , do imediatismo, das coisas mais objetivas e óbvias , a escravidão por exemplo continuaria , a jornada de 18h estaria de pé, e os construtores continuariam a inspirar o músico e filósofo Chico Buarque a protestar os acidentes de construção na sua dramática música/ópera "construção ".

O monopólio do império romano, usando a igreja e sua inquisição moralista, torturadora e assassina, ainda existiria. A India ainda seria colônia oprimida da autoritária e exploradora Inglaterra . A revolução de Jesus e suas mil inovaçoes não existiriam. Quanta falta nos fez Karl Marx para equilibrar direitos e deveres trabalhistas, quanta falta fez o pastor e advogado Luther King exigindo o direito dos negros , quanta falta fez Lutero e Calvino para rachar ao meio o poder romano-católico, quanta falta fez Ghandi para 1,3 bilhões de indianos hoje livres , quanta falta fez os filósofos federalistas e iluministas!!! Quanta falta meu Deus do céu!

Uma lista interminável de grandes revolucionários brilham na historia da humanidade gerando macro resultados, hoje visíveis, mas na sua época eram tão invisíveis, que poucos lhes valorizaram e não poucos deles foram até mortos.

A filosofia fez e faz os homens pensarem, reformularem , revolucionarem, crescerem. Tanto para aspectos mais humanos (filosofia)tanto para aspectos sagrados (teologia que enxergo como uma forma de filosofar a revelação).

Karl Marx revolucionou o mundo com a ideia cristã teológica do comunismo ( na escatologia teológica se promete um paraíso onde todos recebem moradias) , tentando trazer o paraíso para o "aqui e agora" (que era ideia dos "filósofos-teólogos" chamados de Jesuitas), e isto mexeu com o andar da realidade sobretudo trabalhista, onde até o capitalismo mais selvagem foi domesticado .

A teologia mais vertical, evoca amor a Deus como verdade absoluta da qual emana todas as outras verdades relativas, mas mesmo ela desce e se horizontaliza na nossa realidade humana, ao destacar o amor ao próximo, onde o filósofo, sábio, poeta, pastor e psicólogo, Caio Fabio, destaca: "Deus escolheu ser amado nas pessoas" .

A filosofia mais horizontal e humanista evoca amor pela sabedoria, pela justiça e pela verdade sempre relativa e contingente do nosso dia a dia, e as vezes também se torna teológica, metafísica, viajando e arriscando um pouco mais longe, como vemos a ciência metafísica se comportar as vezes assim também.

Mas poucos são os que enxergam seu grande valor e por isso , poucos contrataram filósofos e teólogos para qualquer tarefa .É verdade que uma proporção minúscula são contratados sob diversos títulos como consultores , professores , analistas , coach, assessores, padres, pastores, conselheiros, porém a maioria dos filósofos, por serem divergentes com a sociedade, acabam ficando na esquina da vida; os vemos por aí dando conselhos de graça, as vezes os vemos como youtubers, quoristas, escritores "freelancer", humoristas, porque as pessoas contratam quase apenas coisas "preto no branco", coisas calculadas como 2+2. Ninguém gosta muito de investir em ações de bolsa de valores que vão valorizar daqui a uma década ou século, ou milênios; gostamos mais de arriscar no cassino do "day trade" de 2, 4, 5 minutos para obter o resultado logo.

Mas devemos lembrar na história , daqueles grandes sabios da terra que anteciparam milênios e profetizaram, que em geral foram muito desprezados e até mortos no mundo, suicidados(Socrates , Sêneca) crucificados(Jesus) , assassinados (Gandhi, Luther King), abandonados pra morrer sozinhos (Paulo, Lutero) ou tiveram um fim trágico , pois o mundo valoriza mais o trivial , o comum , o banal , o 2+2, valorizam aquilo que enxergam; e portanto, devido ao seu valor subjetivo escondido, a maioria dos filósofos , estes herois que sustentam a macro historia da vida , da sobrevivencia , da justiça social, da sabedoria, da paz , do amor e do perdão no mundo , sejam desprezados, sejam considerados pelos seus contemporâneos como loucos , vagabundos e inúteis .

As Igrejas/empresas contratam seus representantes comerciais enquanto eles a servem , igualmente as universidades pagam bem os diplomados , e os presidentes tem lá seus diversos conselheiros , mas talvez a grande população de teólogos e filósofos do dia a dia , o único empregador que lhes valoriza , o único que sabem que são eles que mexem na ferida pra mudarem tudo , seja também quem sabe talvez o único que ainda pague o merecido e gigante salário deles. Deus lhes pague filósofos e teólogos! Deus lhe pague!!!

Sodré GB Neto
Enviado por Sodré GB Neto em 12/01/2021
Reeditado em 20/03/2021
Código do texto: T7157999
Classificação de conteúdo: seguro