Haja o que houver, aja!

A incapacidade de agir requer algum esforço, já que justificativas pronunciadas ou "silenciosas" são indispensáveis para tomar uma decisão. Geralmente essas desculpas repousam numa tendência à terceirização das responsabilidades, fazendo recair sobre o outro a prerrogativa da ação.

Eliminando a possibilidade de realização, qualquer tentativa de movimento padece devido ao desejo contrário à sua materialização. É assim que deixamos de realizar nosso potencial, sabotando nossa ação e transferindo para o outro aquilo que nos compete.

Existem muitas coisas que dependem de terceiros. Somos alheios a quase tudo o que ocorre, nada dependendo da nossa vontade para acontecer. Ainda assim, somos eternamente responsáveis por aquilo que nos aflige, pela faculdade da escolha entre agir e não agir.

Apesar de não termos controle sobre nada, damos autorização para quase tudo.

No que se refere à ação, nossa capacidade é sempre construtiva e repleta de esforço renovado. Anterior a qualquer ação, há um ideal a ser perseguido. A possibilidade da ação se cumpre primeiro na estância do pensamento. A realização do percurso de uma ideia no plano mental para o material, depende de convicção interna, vontade firme e energia constante.

Essa tríade construtiva são os movimentos que estão sob seu comando. Todo o resto é alheio à sua vontade. Com a tríade sempre aperfeiçoada, pessoas afinadas aos ideais surgem para se unirem à realização. Não se constrói nada sozinho, somente a colaboração constrói. Outros também surgirão em sentido contrário. Ninguém está livre de percalços no caminho. A convicção interna é a garantia de que a oposição não inviabilizará o progresso. A vontade firme é a certeza de que não desistirá. A energia constante é a força impulsora que vence a inércia e produz o movimento.

Preencha a mente sempre com bons pensamentos. Cuide do jardim mental semeando valores que aprimoram o ser humano. Com boas sementes, há promessa de boa colheita. O cuidado permanente é a providência e a fé consciente é a garantia de que o céu se cumpra.