Adolescente

Desabafos do dia a dia

Texto 4: adolescente

Eu vim aqui hoje falar sobre como é a vida de um adolescente com pais separados. E não, não é legal como nos filmes. Em alguns casos chega até a ser, mas em outros é um verdadeiro inferno.

O motivo? Muito simples: a pressão que colocam no jovem; ambos pais querem ter um tempo com o filho(a), querem a ajuda dele em algo, mas muitas vezes esquecem de perguntar se o filho (a) está podendo fazer isso no momento.

"A mas eu sou seu/sua pai/mãe."

Nunca disse que não era, mas também o adolescente se sente pressionado. Ele se cobra a capacidade de estar disponível para ambos os pais e no final acaba formando uma bola de neve com as brigas que acontecem entre os progenitores (vou colocar assim por falta de palavra melhor.)

"Mas você só faz as coisas pra ela/ele! Mas pra mim, nem valoriza tudo que eu faço por você!"

·

"Sei que você tem os seus 'compromissos' também, mas se você não está 'disponível', eu entendo."

Não, não é assim! O adolescente não faz só as coisas pra um ou pra outro, não valoriza só um ou outro. É que de tantas cobranças de ambos os lados, o jovem se sobrecarrega, e quando ele se sobrecarrega, ele falha. Ai quando ele falha, ele é apontado por ambos os pais como um(a) filho (a) ruim.

E sabe o que acontece quando o adolescente escuta isso? Ele absorve aquilo, ele guarda tudo de ruim que dizem pra ele num cantinho bem especial do coração, o cantinho que devia ter a compreensão dos pais. E quando tudo isso se junta, só existem dois caminho: ou ele surta e briga com os pais, ou ele guarda tudo pra si e continua falhando, a ridícula esperança de uma hora acertar!

Eu vejo muitos jovens com sonhos, que muitas vezes são enterrados por suas famílias, por seus pais. Por falta de apoio, falta de compreensão, falta de ouvir o que motivou o adolescente a tomar aquela decisão. E por essa falta de comunicação saudável, o adolescente cria três coisinhas muito chatas e difíceis de tratar: depressão, ansiedade e complexo de inferioridade.

Falo por experiência quando digo que são sensações horríveis.

"A mas você nunca teve depressão."

Pra explicar de forma rápida, depressão é algo que se desenvolve sem você saber, e nem sempre é tão pesada, depende de quem enfrenta ela, eu por muito pouco não tive, mas ansiedade eu tenho, e como eu tenho, complexo de inferioridade também. E é horrível.

Então por favor, por favor! Não cobrem tanto seus filhos. Ele querer ficar no quarto o dia todo não é preguiça, é só que lá é o único lugar que ele se sente bem. Ele não fazer as coisas dentro de casa no ritmo que você esperava, não é preguiça, não é má vontade! Já olhou os olhos dele? Se olhasse, veria que não tem mais brilho ali. Por que várias vezes um filho faz muito para agradar os pais, e no final recebe críticas sobre o que ele se esforçou ao máximo para fazer ou então:

"Não foi mais do que sua obrigação."

. . .

Não sejam assim, machuca, e machuca muito. E o adolescente não fala, ele guarda e aquilo se enraiza nele, e depois que enraizar, nada vai mudar a pessoa calada, submissa as vontades de outros, uma pessoa sem atitude e sem vontade de fazer nada.

Enfim. . . Pais, escutem mais seus filhos, pelo menos tentem, entender o lado deles. E filhos, não sejam desobedientes, mas tentem conversar de forma pacífica, são seus pais e merecem respeito, assim como eles devem respeita-los.

Maria Izabel · Pequeno Sol

05.02.2021; 29:39.

Fayre Moon
Enviado por Fayre Moon em 10/02/2021
Código do texto: T7180963
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.