Respeito e Bom Senso

"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém". O direito fundamental e inviolável de ir e vir se aplica em lugar e horário adequados. Não queira subir o morro e andar pelas vielas e becos de uma favela sem se identificar, porque você pode ser alvejado e executado por um soldado do tráfico.

O seu direito fundamental de escolher o seu vestuário também pode sofrer restrições. À noite e em lugares ermos de alta periculosidade, a bela donzela não deve se vestir com roupas sensuais, curtas e muito decotadas, porque pode ser atacada por um maníaco sexual, um psicopata, ser violentada e até assassinada.

Assim como os direitos acima mencionados, a imunidade parlamentar também tem limites que o bom senso determina. "Deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos", mas não devem caluniar, difamar ou injuriar outras autoridades, porque podem sofrer penalidades previstas no código penal ou até mesmo no regimento interno de sua respectiva casa legislativa, podendo ser preso e/ou ter seu mandato cassado por falta de decoro.

Portanto, o bom senso, a serenidade, o respeito às leis, às instituições e às autoridades devem permear as condutas dos cidadãos e, sobretudo, de seus representantes legais. Há de haver hierarquia, disciplina e ordem. Os três poderes da República tem que ser harmônicos e independentes para preservarem e consolidarem o estado democrático de direito.

Hierarquia

Manda quem pode

Obedece quem tem juízo

A desordem eclode

Se não se seguir o aviso

Ordem e disciplina

São imprescindíveis à vida

Para a melhor sina

De uma nação tão querida

Respeito à lei maior

Assegura à nação soberania

E o que há de melhor

Se há disciplina e hierarquia.

marciusantos
Enviado por marciusantos em 20/02/2021
Reeditado em 20/02/2021
Código do texto: T7188774
Classificação de conteúdo: seguro