A Imprevisibilidade da vida

É angustiante pensar em como a vida é imprevisível, a única certeza que realmente temos são as mudanças e a morte, como falou Heráclito: "Nada é permanente, exceto a mudança, o mesmo rio que passa agora é diferente do que passou há 1 minutos atrás, notável raciocínio, a própria biologia se encarrega de tornar isso uma verdade imutável, pois amanhã não somos mais os mesmos, estaremos 1 dia mais velhos, 1 dia mais experiente, com novos aprendizados ou até mesmo com alguns esquecimentos, enfim tudo pode acontecer. Apesar disso ser algo realmente reflexivo o intuito deste texto não é tecer comentários sobre as mudanças, mas sim sobre a imprevisibilidade da vida e sobre a morte.

Há um tempo remoto, não me lembro ao certo quanto tempo faz, eu tinha o costume de perguntar a conhecidos se eles alguma vez ja pensaram em como morreriam, tive algumas resposta: infarto, acidente vascular cerebral, dormindo, outros não souberam responder, mas nenhum cogitou Covid, pessoas que estão morrendo desta doença hoje, jamais imaginariam que iriam deixar a vida por uma doença que sequer existia na época, é algo realmente imprevisível, porque somos sábios do que já é conhecido, por este motivo a imaginação precede o conhecimento, como Einstein mesmo apontou, imaginar o que pode acontecer, não só com coisas conhecidas, mas com coisas desconhecidas é um exercício de preservação da espécie, uma ferramenta das melhores mentes, e o pior, as facilidades da vida moderna vem fazendo com que percamos esta incrível qualidade.