DEPOIMENTO ABERTO

DEPOIMENTO ABERTO

Talvez seja necessário tudo isso está acontecendo?

Sinceramente nem eu, nem você e minguem saberá ou terá esta resposta.

É bem mais complexo do que apenas uma pandemia e suas próprias complexidades, como as anteriores dos séculos passados como “gripe espanhola” “peste negra” e tantas outras.

Lamentavelmente o mundo está perplexo com esse caos, vivenciando no dia a dia tantas tragédias, mortes, sofrimento, dor, percas; duras percas. Sem data marcada pra seu fim. Nem sabemos se terá ou como será esse final.

A verdade é que estamos diante de uma “guerra” e é mais triste dizer ainda, que estamos “sozinhos” em termos de apoio humanitário aqui na terra. Somente ao nosso Deus é que temos a esperança de que sejamos salvos de tamanha catástrofe.

A guerra deve ser enfrentada por você; por mim; isso mesmo! Não espere pelos outros; não, não fique parado por traz de uma mascara ou só do distanciamento, faça mais por você e por seus familiares. É possível sim você fazer mais; tendo consciência, buscando informações das experiências dos pacientes que escaparam após serem contaminados, e coloca-las em pratica.

Há muito o que ser descoberto ainda, mas já se sabe muito sobre o tratamento inicial da doença. Muito podemos fazer para conter a proliferação do vírus pelo nosso corpo, e mesmo que seja pouco essa contenção poderá ser o suficiente para te manter vivo.

Quanto aos nossos governantes; sinto muito; “vocês todos são uns canalhas, enxames de marimbondos, aproveitadores, que estão bebendo o sangue das vidas que estão se partindo e aterrorizando os que ficam sofrendo”. Como se já não bastasse o sofrimento de tortura causado pela própria doença em seu combate e tratamento.

Nossa saúde pública nunca prestou, sempre foi uma lastima. E nos últimos 12 meses essa fragilidade se confirma, pois foi neste, o momento em que o povo realmente precisou desse sistema de saúde chamado “sus”. E o que eles fizeram nesses 12 meses? Queimaram bilhões e bilhões de reais em seus estados e municípios, utilizando esses bilhões liberados para assistência à pandemia e tratamento e prevenção. Para comprar veículos para áreas administrativas de suas secretarias, fazendo operações tapa-buracos e outras merdas a mais por ai afora além dos desvios para elevar sua lista de bens patrimoniais.

E quanto ao objeto dos recursos destinados? Nada foi feito! Os poucos hospitais de campanhas feito no início lá em 2020, muitos foram desativados. Como no Rio de Janeiro, em São Paulo e outras regiões de país. E nisso muitos bilhões jogado no lixo.

Não existiu e não existe um planejamento para a situação. Ah ninguém esperava essa pandemia? Mas é preciso reagir não se pode ficar “imóvel” estancado no lugar sem agir. “Escancarado esperando a morte chegar só o Raul Seixa cantava”.

É preciso sair do abstrato e encarar o problema tomando atitudes, deixando de lado o interesses do capitalismo. É preciso levar a público através de aprovação da ANVISA ou não de que a IVERMECTINA e AZITROMICINA estão tratando da doença no seu inicio e isso é uma realidades, comprovada através de tantas vidas salvas. Alguém precisa ter coragem e assumir os riscos.

A televisão só divulga as Tragédias, a gente fica mais doente assistindo. Então porque não entrar nesses horários nobres levando o governo informações claras e sugestiva para que a população possa se cuidar e evitar as hospitalizações. Mas ao que me parece nada disso é feito pois por cada morte deve haver uma liberação de dinheiro pelo governo federal. Meu Deus chega.

Então isso é muito mais do que estou descrevendo aqui, para não alongar mais a leitura; demonstra a falta de preparo dos governantes e suas equipes no quesito assistência humanitária.

Já perdi alguns familiares queridos "Marcondes, Julia e Antônio Geraldo" espero não perder mais. E também fui “infectado por este vírus” estou no 9º dia do tratamento, estou vivendo uma experiência terrível só quem já viveu isso sabe. A batalha é diária a cada dia vencido é uma vitória, adormeço a cada dia imaginando qual vai ser o sintoma do dia seguinte, isso vai nos torturando mentalmente e em muitos cai a paz e diminui a imunidade elevando a agressividade da doença. Então a guerra é pessoal você e o vírus.

Escreverei em outro texto minha ações no combate. Se Deus permitir que eu saia vencedor.

“Deus salves nosso povo”

Assina: José Soares de Araújo

Poeta: Eneude de Barra Verde.

Tocantins, Brasil, 20 de Março de 2021.