Ideologia e alucinações

Todo extremismo é prejudicial aos indivíduos, porque limita seu crescimento intelectual e espiritual e pode ser perigoso para a Sociedade dependendo de sua extensão.

Quando o extremismo tem origem numa ideologia politica a situação é particularmente preocupante, porque pelo principio do “toda força gera uma força igual e em sentido oposto”, automaticamente haverá oposição ideológica tendendo ao extremismo também.

O extremista tende a abandonar os argumentos lógicos e passa a se comportar como se tivesse atirando pedras no adversário. Ele acha que quanto mais pedras atirar maior probabilidade haverá de acertar o alvo.

Por ficar no extremo, ele não consegue ver que o que é melhor para todos será inevitavelmente melhor para cada um e para isso acontecer tem que haver diálogo e consenso do que é melhor para todos e como chegar lá.

Mas a essa altura, a lente ideológica que ele pode estar usando há anos ou décadas, já obstruiu seu raciocínio e ele não consegue mais ver o “fim”, ele passa a viver apenas em função do “meio”, adotando uma atitude como “não sei para onde estamos indo mas temos que caminhar do meu jeito”. Em outras palavras, ele desenvolveu um ditador dentro de si.

Nesse estágio, ele só considera amigo quem pensa como ele e como as pessoas não tem o nome de sua ideologia tatuado na testa, ele passa a ver inimigos em todo lugar.

Se torna amargo, irascível, basta uma opinião discordante da sua para que ele se irrite. E todos que não concordam com ele são classificados de “pobres coitados” a “imbecis”.

O extremista se torna incapaz de se referir a seus “adversários” com bom humor, criticando-os através de caricaturas ou sátiras, ele sempre usa adjetivos depreciativos no último grau.

Ele passa a se ocupar exclusivamente com os “adversários” e procurar detalhes mínimos que ele tenta transformar em defeitos de grande importância a ponto de justificar até o genocídio desses “adversários”.

Se torna massante e não percebe que seus argumentos ou a falta deles o faz parecer uma foto que desbotou e só ficou o papel e desse modo não impressiona mais ninguém.

Quando se dá conta dessa situação se torna barulhento, extremamente irritante e desagradável.

A impressão que passa é que não conseguem nem dormir pensando na “luta” do dia seguinte.

Esse processo, repetido em muitos indivíduos, contamina a Sociedade como um todo, torna o convívio social difícil, desgastante, nos faz sentir como se tivéssemos “pisando em ovos”. Muitas vezes, até ser gentil e alegre com as pessoas se torna arriscado, porque recebemos em troca, indiferença ou um olhar como “não te conheço”.

Sem demagogia, sempre é bom lembrar as lições que estão disponíveis em muitos lugares. Lições existem para não serem esquecidas, do contrário não serão lições.

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:12).

Há uma guerra em curso no país.

Em toda a História da Humanidade, todas as guerras foram iniciadas por tiranos, nunca por pessoas comuns. Por quê agora seria diferente?

Essa guerra não é nossa.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 08/04/2021
Código do texto: T7226769
Classificação de conteúdo: seguro