A formiga e o Parasito

Já ouviram falar sobre o fungo Ophiocordyceps unilateralis? Não, né?! Eu também só fui descobrí-lo hoje, e confesso que fiquei perturbado com as semelhanças que algumas pessoas carregam com o qual.

Ele é um fungo que parasita formigas. Até aí tudo bem (para o fungo). Só que ele altera o comportamento da formiga e passa a controlá-la totalmente. A formiga então muda seu ciclo de vida normal e começa a se ausentar de suas atividades de operária, a se distanciar da sua comunidade e a fazer coisas que deixaríam qualquer formiga conservadora de cara no chão. Não obedece nem a formiga rainha, para vocês terem noção; se torna antimonarquista por completo. Acontece que não para por aí.

Em um dado momento do ciclo biológico do fungo, quando este já obteve grande proveito dos nutrientes da formiga, ele resolve se reproduzir. Para isso, leva a formiga até uma grande árvore, bonita e formosa, e a faz caminhar até uma de suas folhas mais altas. A formiga, claramente com fome, morde então a nervura central da folha e o fungo, muito perspicaz, muda a configuração fisiológica da mandíbula dela, deixando-a travada. Isso faz com que a formiga fique travada com a folha na boca, como se estivesse grampeada. Pouco depois ela morre, o fungo se reproduz nela mesmo e do alto daquela folha derrama seus esporos - tipo os espermatozóides humanos - pelo ar, com o propósito de atingir outras formigas e reiniciar seu ciclo de vida.

Agora eu te pergunto: quem é o Ophiocordyceps unilateralis da sua vida? Pois infelizmente há pessoas que pairam sobre nossas vidas e não querem o nosso bem, ou simplesmente são tóxicas ao ponto de nos fazer mal. Não permita que estas alterem a sua essência ou identidade, tão pouco que domine suas ações e te controle. Seja você o próprio autor de suas escolhas! Se alguém não te aceita do jeito que você é e tenta mudar tudo em você, cuidado, pois o golpe pode ser fatal.

Leonardo Salomon
Enviado por Leonardo Salomon em 08/04/2021
Código do texto: T7226964
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.