Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar

A vida é um projeto, não fruto do acaso. Basta se atentar para seus detalhes e não restará dúvidas a esse respeito. Basta se dedicar a observar um pouco a complexidade de cada criatura, de cada ser animado ou inanimado, de cada detalhe e acontecimento que será impossível não reconhecer a existência de uma força maior, de Deus, do Arquiteto Supremo, do Legislador Universal, do Espírito do Espaço, não importa o título.

Mas a maioria de nós tem uma visão bem radical das coisas. E quando falamos de Deus, algo tão especial, indefinível, costumamos continuar nessa mesma direção. Fazemos Dele um ser a nossa imagem e semelhança. Cruel, vingativo, mesquinho. Sem parar para pensar que existe tanto ainda a compreender sobre a sua obra, a vida, mas tanto. Sem ao menos nos esforçar para tentar entendê-la.

Quando um desafeto nosso está passando por uma situação complicada logo soltamos: - também, ele é uma pessoa tão complicada. Está colhendo o que plantou. Quando nós passamos por uma situação complicado ficamos revoltadinhos: - Não sei o que fiz para merecer isso!

Alguns julgam a evolução espiritual de uma pessoa por seus bens materiais. O que me faz pensar que não existem políticos corruptos, pois estão todos bem de vida nesse sentido.

Outros ainda exageram no poder do pensamento positivo, como se tivéssemos aqui apenas direitos e não deveres, compromissos. Esquecem que Jesus disse: sois deuses! Não disse, você é o único deus. E definitivamente algumas coisas não vão dar certo. E não porque o pensamento positivo não funcione. Mas porque o pensamento de Deus cuida de nós.

É verdade que ninguém passa pelo que não mereça ou precise. Algumas coisas são expiação, outras provas. A vida é uma escola e ao mesmo tempo um hospital. Feliz daquele, portanto, que aprende e aceita o tratamento.

Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar.