Filosofia de coach

Perdendo tempo nas redes sociais, principalmente Instagram, me deparo com várias páginas "de filosofia".

Adentro a essas páginas pra apreciar o produto que oferecem em troca de curtidas e compartilhamentos e saio me perguntando: "o que fizeram com a filosofia?"

As redes sociais transformam!

Transformam informações rasas no mais profundo conhecimento.

Transformam opiniões em verdades absolutas.

Transformam a realidade em simples e felizes aparências.

Tudo pelos "likes" e seguidores!!

Nesse jogo de inutilidades e superficialidades não poderiam deixar a filosofia de fora?

A resposta é óbvia!!! Claro que não!!

Reduziram então a filosofia em frases de efeito, frases de autoajuda; filosofia como o caminho pra felicidade.

Fizeram da filosofia um ideal metafísico como uma religião que tem seu manual de como não ir pro inferno, ou como adquirir a felicidade no porvir, no paraíso!

Reduzem toda a filosofia no manual de felicidade dos estoicos!

Reduzem a filosofia a um manual de coach!

Mas o que é a filosofia?

Filosofia é investigação, provocação, busca pelo conhecimento, busca pelo saber e principalmente a busca pela verdade. É amor pelo conhecimento. Amor pelo saber!

Se traz felicidade, tristeza, angústia e sofrimento, ou paz e esperança, esse não é o foco. O foco é a busca pela verdade, a busca interminável pelo conhecimento.

"E aqui o caminho dos homens se dividem: se você deseja paz de espírito e felicidade, creia; se deseja ser um discípulo da verdade, investigue. "

Trecho de carta (que provavelmente já virou frase de Instagram) em que o jovem Nietzsche escreve em resposta à irmã que o havia repreendido por ter largado o curso de teologia e consequentemente rompido com a religião.

BChaves
Enviado por BChaves em 25/04/2021
Código do texto: T7241336
Classificação de conteúdo: seguro