AS GRANDES SURPRESAS

O Homo Primus concluiu a sua jornada, sendo sucedido parcialmente pelo Homo Habilis, que será também parcialmente sucedido pelo Homo Sapiens, ao longo de um enorme percurso, até a conclusão da Geração Cósmica, cuja definição será finalizada sobre o remanescente, com a devida separação do joio e do trigo, na proporção prevista em Zacarias 13:8,9, completando dessa forma o número preestabelecido. (Romanos 9:27 e 11:5,6,7)

Nessa caminhada, o Homo Habilis é o titular da racionalidade, que o Homo Primus não possuía, e exercita a sua capacidade de produzir raciocínios, tendo em vista todas as circunstâncias que se desenvolvem em sua vida, formando os seus conceitos e construindo as suas convicções. No campo da razão, a base para essa construção é a lógica, que resulta na estruturação do conhecimento racional, que proporciona a progressão do desenvolvimento tecnológico com uma crescente velocidade, pois os conhecimentos se sobrepõem cumulativamente, tornando-se cada vez mais ágeis, mais profundos e sofisticados, transpondo as complexidades. O seu limite está fixado na Árvore da Vida, cujo fruto está inacessível ao seu alcance. (Gênesis 3:22)

Paralelamente a essa evolução na esfera da racionalidade, o Homo Habilis perscruta na sua imaginação, sobre o sentido da vida no contexto geral do Planeta onde vive, e também sobre todos os corpos celestes que ele observa, e ainda sobre o Universo como um todo. Nessa viagem introspectiva, através da Ciência da Natureza, ele procura respostas às mais complexas indagações que povoam a sua imaginação, formulando muitas teorias, que ele tenta converter em realidades, ao longo do tempo e das sucessivas gerações.

O Homo Habilis deseja com veemência passar para o terceiro estágio, alcançando a Sabedoria e tornando-se, de fato, o Homo Sapiens, mas a história da Humanidade (passado e presente) indica que dificilmente ele alcançará essa pretensão no futuro. Ele apenas alimenta o desejo pela aquisição da Sabedoria, assim como Salomão (Sabedoria 7:7 a 14) (Eclesiástico 6:18 a 37), mas as coisas estão escondidas (Eclesiástico 16: 21 a 23) e enganam a sua suspeita (Eclesiástico 3:21 a 24). Apenas a Misericórdia do Pai, o Amor e a Graça do Filho, na Unção do Espírito Santo, através dos insights espirituais, podem proporcionar o acesso à Sabedoria, quando se concretiza o novo nascimento (João 3:3,5).

Porém, como foi prometido, (Jeremias 23:20 e 30:24) nos últimos dias todos O conhecerão e entenderão tudo claramente, quando então, os (sábios da racionalidade) ficarão surpresos com as evidências que estavam bem diante dos seus olhos, e eles não viram, porque a razão não pode ver o que somente o espírito pode perceber. (1 Coríntios 1:19 a 24)

Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. (1 Coríntios 1:28,29)

E quanto a vós, a unção que dele recebestes mantém-se em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. Mas, a unção que dele vem é verdadeira, não é mentira, e vos ensina a respeito de todas as coisas; permanecei nele assim como ela vos ensinou. (1 João 2:27)

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 02/05/2021
Código do texto: T7246676
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.