Alimento para a alma

O Homem se difere dos outros seres, principalmente, pelo fato de possuir a capacidade de raciocinar. Distinguindo assim, o que é certo do errado. Além disso, também possui uma necessidade, crescente, de estar em movimento, aprendendo e tentando entender, como funciona o mundo ao seu redor. Mas é importante ressaltar que antes de tudo, suas necessidades físicas básicas devem estar supridas.

Ao longo dos tempos, o Homem sempre procurou entender o mundo em que vive, de modo a torná-lo cada vez mais agradável para si. As telas, os estudos de anatomia de Leonardo da Vinci, a mecânica clássica de Isaac Newton, e as sinfonias de Beethoven são alguns exemplos. Ou seja, o Homem necessita realmente, de estar alimentando a sua mente. E é esta necessidade, que o faz viver cada dia da melhor maneira possível. Buscando sempre novas descobertas, novas sensações. Pois sem elas, os dias seriam uns iguais aos outros. Imaginar um mundo sem cinema, teatro ou música, é quase impossível. Mas não é só desses “alimentos d’alma” que o Homem necessita. Existe também a necessidade dos chamados “alimentos estruturais”, de modo a satisfazer as necessidades físicas básicas dele.

Vivemos em uma sociedade extremamente desigual, onde poucos têm acesso às necessidades básicas. Comida, por exemplo, há em excesso, mas comente para os poucos que tem condições de pagá-la. Analisando sob esta ótica, fica difícil querer que um ser humano queira viver intensamente cada dia de sua vida, se o mesmo luta pra sobreviver, e passa fome. As desigualdades do nosso mundo devem cair por terra, assim como a fome e a miséria.

Desta maneira, fica claro que o Homem necessita estar sempre em movimento, “alimentando a mente”, mas sempre lembrando que para isso ele deve estar bem alimentado.

Maurício Sabas
Enviado por Maurício Sabas em 03/05/2021
Código do texto: T7247587
Classificação de conteúdo: seguro