"A TERRA É REDONDA" DISSE COLOMBO

Meridional

Por que? As navegações marítimas, quando em alto mar, pareciam sumir no horizonte. Somente a terra sendo redonda, complemente redonda, como uma laranja, para essa impressão ficar nitida aos olhos de qualquer bobo. Tem, é claro, um fundo de verdade, instigando-nos a pensar sobre o assunto parafraseado pelo bom moço que foi, CRISTÓVÃO.

Os navios, nunca andavam em linha reta, se 'encurvando' ao término de 100 ou 120 remos. O oceando, na visão de Colombo, seria represado dentro de uma bola [globo terrestre], por isso o movimento retilíneo dos barqueiros parecia <circular> sendo que o 'céu correndo numa velocidade particular' nunca muda de posição com relação às nuvens, sol, estrelas e lua.

Excelente observação digna de um GÊNIO AZUL. Azul, aliás, é a cor do planeta, salvo a imensa quantidade de água vista na sua 'vestimenta natural'.

Talvez o mesmo não acontece com a amplitude dos astros.

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 06/05/2021
Reeditado em 06/05/2021
Código do texto: T7249180
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.