Veganos

Vejo uma receita vegana e me dá vontade de fazer, mas tem um produto que nunca ouvi falar: fumaça em pó. Pesquiso e vejo que é um produto feito a partir da fumaça líquida, com aditivo de especiarias. Continuo a pesquisar, agora então sobre a fumaça líquida e me deparo com isso: "A fumaça líquida é produzida pela condensação de fumaça e vapores obtidos pela queima da madeira. Proporciona sabor, aroma e cor de defumado ao alimento e é utilizada em produtos e pratos vegetarianos. Entretanto, conforme alerta Sônia T. Felipe, a fumaça líquida não pode ser considerada um produto vegano, já que foi testada em animais. O nome do teste é LD50, e após a tortura da experimentação, todos os animais que sobrevivem são mortos. Além disto, o produto é altamente cancerígeno, segundo T. Collin Campbell em seu livro Whole: Rethinking the Science of Nutrition. Existem alguns alimentos defumados de origem vegetal/mineral: pimenta chipotle, páprica defumada, sal defumado, chá preto defumado, tofu defumado e amêndoas defumadas, alimentos que, em princípio, passam por processo de defumação natural, com madeiras nobres ou carvão." Continuo a me perguntar: carvão? "Apesar de não haver muita informação disponível sobre os malefícios à saúde destes alimentos em específico, é importante esclarecer que na fumaça de carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático (presentes também na fumaça do cigarro) , que impregnam o alimento durante a defumação." Portanto, mesmo que o produto seja naturalmente defumado, ele ainda será potencialmente cancerígeno. Ai fica a pergunta: como veganos que se utilizam de fumaça líquida e fumaça em pó em receitas veganas, pois são frutos da mesma coisa: da experimentação em animais (altamente não vegano) e carcinogênicas? Alguém poderia explicar? Ah, sim, já que fica com gosto de carne (defumado), (eu não usaria um produto carcinogênico) desisti de tentar o prato. Uma pergunta: por que tentam dar uma consistência de carne usando soja (transgênica?) e gosto de carne (defumado?). Uma técnica para atrair seguidores ou a própria noção do que perdem ao serem veganos? Mistério...

Shri Shankara
Enviado por Shri Shankara em 27/05/2021
Código do texto: T7265482
Classificação de conteúdo: seguro