Karl Marx estava certo

O excesso de ganância do capitalistas ocidentais fez com levassem milhares de fabricas para a China em busca do lucro máximo que os baixos salários vigentes naquele país proporcionavam.

Em muitos casos essa transferência ocorreu em indústrias inteiras deixando trabalhadores dos países de origem na miséria, como ocorreu nos Estados Unidos.

No Manifesto Comunista de Marx e Engels, eles dizem que “A burguesia, porém, não forjou somente as armas que lhe darão morte; produziu também os homens que manejarão essas armas - os operários modernos, os proletários.”.

No Manifesto, onde Marx poderia ter usado o termo “Capitalismo” ele usou “burguesia” para acentuar a dicotomia “proletários-burguesia” ou “oprimidos-opressores”.

Logicamente o contexto que Karl Marx se referiu não é o que estou tentando expor, mas a frase acima com uma pequena modificação toma aparência de profecia.

Vejamos: “O Capitalismo (ocidental), porém, não forjou somente as armas que lhe darão morte; produziu também os homens que manejarão essas armas – os operários modernos, os chineses”.

Marx tinha a burguesia como o grande mal de sua época. Se seguirmos a antipatia dele para com os capitalistas atuais, não precisamos nos preocupar muito com eles , porque sua estupidez fez com eles aparelhassem um inimigo muito pior, o Partido Comunista Chines, que com sua pouca confiabilidade pode tornar realidade outra “profecia” do Manifesto Comunista:

“Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que as classes dominantes tremam à ideia de uma revolução comunista ! Os proletários nada têm a perder nela a não ser suas cadeias. Têm um mundo a ganhar.

Proletários de todos os países, uni-vos!”

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 29/05/2021
Código do texto: T7266787
Classificação de conteúdo: seguro