Efeito Borboleta

Anos atrás, assisti ao primeiro filme chamado Efeito Borboleta, onde na ficção um rapaz tinha o poder de voltar ao passado e cada vez tentava corrigir algumas injustiças do presente. A cada tentativa mudava complemente para pior ou melhor, mas diferente do que supunha que iria acontecer e voltava novamente para acertar a burrada da burrada.

Não lembro exatamente como termina o filme, mas tenho comigo que ele deixa uma lição: nada que fizemos no passado não deixa de ter repercussões positivas ou negativas no presente, mesmo com a melhor boa intenção.

Destarte, temos que viver somente o presente, pois o futuro é incerto demais. Uma ação negativa hoje, não significa sofrimento garantido amanhã e nem uma ação positiva significa felicidade futura, por um simples motivo: podemos controlar quem somos, mas não podemos controlar o que os outros são, que interagem com quem somos. Muitas pessoas boas foram queimadas em fogueiras e muitas más morreram de velhice apenas.

As pessoas perguntam: e a Lei do Retorno, a Lei da Ação e Reação onde ficam? Ficam onde sempre estiveram e funcionarão da mesma forma, mas nem sempre é nessa encarnação para os que esperam ver os maus pagarem e os bons serem louvados.

Na dúvida, faça alguma coisa boa no presente, para seu próprio bem-estar atual, sem esperar secretamente louros por isso no futuro.

Simplesmente seja. Simplesmente faça.

Shri Shankara
Enviado por Shri Shankara em 05/06/2021
Código do texto: T7272092
Classificação de conteúdo: seguro