A liberdade (o começo)

Estou vivendo um momento de decisão grande, de mudança completa de vida. E venho questionando meu sentir-se amarrado. Impulsionado por essa sensação de dualidade preso/livre tão presente em mim, vou escrever o que já consegui refletir até aqui.

A liberdade é um sentimento que quando alcançado permanece constante dentro de si ou será que é finito, mas podemos ter um certo controle e discernimento de voltar ao nosso estado conhecido de liberdade? O ser ciente de suas próprias atitudes, assim como a disponibilidade de decidir completamente o que deseja fazer dentro dos possíveis parâmetros em que se vive. Saber dividir e distribuir o sim e o não para quaisquer outros seres ou situações. E se sentir em paz com todas ou pelo menos a maioria de suas próprias decisões. Mesmo alguém dentro de uma gaiola pode ser livre. A questão é que para alcançar essa plenitude, o esforço é deveras difícil ou capaz até de ser dito como inalcançável visto que para cada ser a situação em que está, o que se possui ou o que se quer são fatores determinantes para sua sensação de liberdade. Talvez a chave seja a fuga de tudo que é externo à própria mente, a capacidade de moldar o que se pensa/sente do que vive na direção que deseja numa realidade mais puramente verdadeira. Talvez a chave seja o controle da importância que damos para cada grão/força do universo. Talvez a chave seja estar disposto a sentir tudo que a vida tem a oferecer, da tristeza mais profunda à felicidade mais distinta. Talvez não exista meio de se alcançar chave nenhuma, assim como o fato de não existir tal preocupação de ser/estar livre possa ser a mais acessível forma de se sentir solto aos ares: A liberdade da liberdade. E mesmo podendo imaginar outras possibilidades, finalizo esse começo de reflexão com esta: Talvez apenas o fato de não se entregar à rotina, de estar vivenciando o presente a todo instante e sem se submeter a quaisquer atividades no modo "humano-máquina" seja a verdadeira fonte dessa sensação tão cobiçada e tão pouco destrinchada.