Responsabilidade afetiva


Seja verdadeiro(a) com o que sente. Seja porto pra quem precisa ancorar. Seja sorriso pra quem chora. Seja a palavra doce nos dias amargo de alguém. Seja sua versão turbo porque é exatamente essa versão sua que pode ser o combustível dos dias felizes de alguém... seja você com transparência e lealdade, mas cuidado pra não ferir quem só quis cuidar de você, quem te olhou com amor quando o mundo era cruel contigo, cuidado pra não ser a ausência mais doída de alguém que te acolheu em dias frios e quentes. As vezes ser você pode ser muito,pouco ou o tudo de alguém. Tenhamos sempre responsabilidade afetiva com o que fazemos com o outro, de como abordamos esse outro, de como chegamos e de como partimos. Uma palavra lançada seja de amor ou de despedida não voltam mais, mas uma bela atitude de caráter afetivo se preocupando com a dor do outro, a essa faz toda a diferença no dia seguinte daquela pessoa. Seja você sim, mas seja amor antes de qualquer parada, seja leal com você e com o outro. Seja grande em atitudes. Ter responsabilidades afetiva é ter cuidado com as palavras, é como você trata o outro e como gostaria de ser tratado,  isso se chama EMPATIA. Uma palavra lançada não volta mais, assim como uma atitude, então cuida pra não machucar quem só desejou coisas boas pra você, esse cuidado também se chama empatia a forma como você chega e sai na vida de alguém te tornas grande ou pequeno tudo vai depender de como você articula suas ações diante de alguém que um dia você dizia adorar ter por perto,mas do nada esfriou e sumiu da vida dessa pessoa, cuidado com essas atitudes  também, a pessoa pode esperar entrega e permanência, mas você some como fumaça invalidando tudo que você viveram juntos, isso também pode destruir o dia e até a vida dessa pessoa que esperava o mínimo de você.  Seja uma pessoa livre para escolher mas também seja leve pra entrar e sair da vida de alguém. "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Então, se cativar o amor, respeito admiração, carinho... de alguém tome cuidado para não sair da vida dessa pessoa de qualquer jeito, cuide pra ser aquele que tem responsabilidade afetiva em pró do outro, o que sabe chegar e sair sem fazer grandes estragos. Quando você  quis aquela pessoa, fez de tudo para agrada-la agora por favor não a descarte como se ela não fosse nada, pois  a vida da voltas, meu caro,  e numa dessas voltas você pode ser surpreendido de uma forma inesperada. Cuidado! A responsabilidade afetiva com os sentimentos das pessoas precisa ser revisada todos os dias. Por um mundo mais afetivo, é só isso que espero. O mínimo necessário se chama empatia.