Todo mundo tem direito a recomeçar

Um belo livro que fala sobre jovens viciados em drogas é o do autor Walcyr Carrasco, intitulado Vida de droga. A história começa falando sobre Dora, moça de classe média alta que vê seu mundo desabar quando seu pai, um bem-sucedido homem de negócios, perde o emprego e não tem mais como manter o alto padrão de vida a que todos estão acostumados. Dora, acostumada a uma vida sem preocupações, não consegue aceitar que sua vida de luxos acabou, ficando deprimida e revoltada por se mudar para um bairro modesto, ter de estudar em escola pública e viver numa casa muito menor. Mas esse é apenas o começo do seu sofrimento. Depois de se adaptar a contragosto a sua nova vida, ela tem contato com más companhias e se vicia em drogas.

A trajetória que ela percorre é bastante dolorosa. Ela chega a viver nas ruas, ser detida pela polícia e até se prostitui para poder comprar as drogas. Só depois de tomar consciência de como seu vício está destruindo sua vida e a da sua família, Dora resolve se tratar para se curar do vício. Mas, mesmo após passar pelo doloroso processo de reabilitação e voltar a estudar e arrumar emprego, ela percebe que não será fácil. Seu irmão mais novo mostra ressentimentos por ter sido deixado de lado, seus colegas – sabendo que ela fazia programas – chegam a assediá-la e ela vê que ninguém acredita nela, tratando-a como se ela ainda fosse uma viciada. Nas últimas páginas do livro, Dora desabafa que não pode ficar a vida inteira pagando pelos erros que cometeu.

Ler a triste história de Dora também lembra um pouco Christiane F. Quem leu o comovente relato da jovem alemã que era viciada em drogas e se prostituía com certeza lembra de como, ao tentar recomeçar sua vida indo morar com a tia materna, Christiane sofreu ao ver que todos a viam como se ela ainda fosse uma viciada que andava se prostituindo pelas ruas. Tudo isso nos faz pensar em como às vezes é difícil recomeçarmos nossas vidas porque os outros jogam nossos erros em nossas caras.

Quantas vezes, por causa de um erro que cometemos ou porque, durante um certo período das nossas vidas, andamos pelo caminho errado, algumas pessoas não ficam a nos relembrar o que fizemos no passado? Isso é muito doloroso e mostra uma atitude mesquinha por parte de quem insiste em relembrar nossos erros. Todo mundo tem direito a recomeçar e todo mundo muda. Digamos que alguém foi irresponsável e mau aluno no passado e, caindo em si, resolva mudar suas atitudes. Parece certo ficar o tempo todo relembrando o que esse alguém fez ou deixou de fazer?

E, devido a isso, muita gente sente dificuldades para recomeçar sua vida. Como é para alguém ficar com os outros lembrando que usou drogas, deu trabalho para a família ou foi delinquente? É preciso dar uma chance a quem quer mudar de vida e traçar um novo caminho. E devemos lembrar que nós também cometemos erros. Jogar na cara de uma determinada pessoa os erros que ela cometeu também é um erro.