Pessoas que não valorizam sentimentos

Sim, existem muitas pessoas que não dão valor aos nossos sentimentos e não se importam com o que possamos estar sentindo. Elas fazem questão de nos tratar como sabem que detestamos ser tratados e se comprazem em nos irritar e humilhar. Para a pessoa que é maltratada, é horrível perceber que está ao lado de pessoas que não se importam com seus sentimentos. Entretanto, isso é muito mais comum do podemos pensar.

Pessoas assim podem ser encontradas em todos os lugares, mas é no ambiente familiar que os danos costumam ser maiores. Como é para os filhos quando os pais não os tratam como eles esperavam ser tratados? Imaginemos um cônjuge que tem seus sentimentos negligenciados e pisoteados? A existência ao lado de pessoas que pisam nos nossos sentimentos é um verdadeiro pesadelo.

Quem vive ao lado dessas pessoas se sente tratado como uma pessoa insignificante e sem valor, e sabemos bem o quanto isso é danoso para a autoestima de alguém. Filhos maltratados podem crescer com a ideia errônea de que não têm valor e por isso os pais pisoteiam em seus sentimentos e podem acabar achando que é normal ter pais que os ridicularizam, maltratam e até espancam, só se dando conta de que vivem em um lar doentio e tóxico quando percebem que existem famílias amorosas. Isso apenas comprova que não podemos nunca aceitar que maus-tratos, deboche, sarcasmo e negligência para com nossos sentimentos são coisas normais.

O cônjuge maltratado pode inclusive, para evitar atritos com o cônjuge abusador, aceitar como normal ser tratado como se não valesse nada, criando a ilusão de que é o “jeito de ser” do outro. Entretanto, não podemos aceitar o comportamento rude, egoísta e insensível de outra pessoa como algo normal. Quem espezinha nossos sentimentos mostra simplesmente que não se importa conosco.

Uma pessoa que não valoriza sentimentos mostra ser uma pessoa tóxica. Se você vive ao lado de alguém assim, jamais aceite isso como normal. E também procure se informar. É provável que essa pessoa seja alguém narcisista. Também não ouça pessoas religiosas, que provavelmente lhe aconselharão a aceitar isso como sua cruz ou a orar pela união familiar. Muitos são os que dizem que, se não houvessem saído de perto de pessoas assim, teriam ficado com a saúde mental danificada. E uma boa prova de que esta afirmação não é um exagero é o fato de que muita gente que conviveu ou convive com pessoas tóxicas e/ou narcisistas precisa de tratamento psicológico e/ou psiquiátrico para restaurar a autoestima e a vontade de viver.