Nada mudou

Há aproximadamente quinze anos trabalhei na Citrosuco em Matão e tive o prazer de conhecer muita gente interessante. Eu entrei por uma empresa terceirizada, e exercia um cargo administrativo na Pagadoria. Minha chefe, que foi uma das pessoas mais sensacionais que conheci, gostou tanto do meu trabalho que no ano seguinte conseguiu que essa empresa fantástica .me contratasse. Embora fosse também um contrato temporário, melhorou muito, pois eu gozava da maioria dos benefícios da empresa.

Eu alimentava o sistema de informação, digitando notas de compra de bagaço de cana para minha chefe efetuar o pagamento. Mas, apesar de nosso comprometimento, trabalhávamos com leveza, com bom humor.

Certa vez o funcionário que levava as notas para eu digitar nos pegou num desses momentos, pois quando minha chefe o viu, soltou em tom de brincadeira: -Menininho, você não aguenta mais ver essas notas.

Ao que eu respondi, quase gargalhando: -ando sonhando com elas.

Na verdade eu cheguei a digitar mais de trezentas por dia. Mas era uma felicidade e gratidão por estar trabalhando e numa empresa de primeiro mundo. Que tratava os funcionários com muita dignidade

Mas o rapaz não tentou entender a brincadeira e nos disse bravo: -pois você deveria agradecer a Deus, pois graças a elas você está aqui.

Minha chefe e eu nos olhamos e deixamos para lá.

Tanto tempo depois resolvi comentar porque ninguém que participou do fato vai lembrar ou se melindrar. Mas a verdade que ainda hoje confunde-se seriedade com carranca.

A verdade é que não conhecemos a fundo a luta de ninguém, a história de cada um e o seu comprometimento com a vida. Por isso mesmo antes de tentar dar lição de moral, sejamos mais porto seguro. Porque muita gente não tem estrutura para lidar com críticas e também porque aquilo que damos nós também recebemos.

Sigamos com seriedade, mas também leveza!!! A simplicidade tem o poder muito maior de conquistar alguém, seja em que setor da vida estejamos buscando levar nossa mensagem.