EVOLUÇÃO

A evolução compreende um processo contínuo, que se desenvolve ao longo do tempo, de forma progressiva, onde as experiências e os conhecimentos se sobrepõem cumulativamente, e cuja velocidade também aumenta progressivamente.

Não obstante, a evolução não ocorre de forma linear entre as pessoas, porém ela se incorpora essencialmente e se transmite geneticamente, proporcionando o seu desenvolvimento nas gerações sucessivas. Isso se explica, quando percebemos as crianças de tenra idade, fazendo coisas que seriam impossíveis que fizéssemos no nosso tempo compatível. A observação é bem acessível na esfera da racionalidade, confirmada com frequência no nosso cotidiano.

Porém, no âmbito da espiritualidade o fenômeno da evolução se torna bem mais complexo, pois a sua essencialidade é intransmissível, concreta ou abstratamente, seja pelos gens, pela razão ou pelo espírito. Isso foi percebido pelo Apóstolo Paulo: (O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são absurdas, e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém). (1Coríntios 2:14,15)

Podemos então concluir, que a evolução espiritual é absolutamente independente da evolução racional, o que faz sentido em Jacob Boehme (1575-1624), o humilde sapateiro alemão, que se tornou o maior Teósofo de todos os tempos, jamais igualado espiritualmente na história contemporânea. A sua extensa obra literária está à disposição da racionalidade, confirmando o Apóstolo Paulo, pois até hoje ninguém conseguiu entendê-lo completamente.

Obras de Jacob Boehme, em português:

A aurora nascente / A sabedoria divina /A revelação do grande mistério / Os três princípios da essência divina / Quarenta questões sobre a alma / A Chave / A encarnação de Jesus Cristo / As confissões / Diálogo entre uma alma iluminada e outra em busca da iluminação / A vida suprassensível / O caminho para o Cristo

Obs. O livro (A Chave) pode ser baixado como pdf na Internet, e também (Pax Profundis) de R. D. Pizzinga – (Excertos Para Reflexão)

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 11/07/2021
Código do texto: T7297166
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.