Errar na atividade laboral é humano?

Você deve ter ouvido ou lido essa frase: "Errar é humano". Tal expressão é um alivio psíquico, pois nos inocenta de qualquer culpa advinda de um equivoco simples ou até ao mais complexo. Mas será que essa frase também é aplicável a atividade laboral?

O ser humano é movido a erros e acertos diários. Correto? Assim pensa a maioria das pessoas. Agora quando esse pequeno ou grande equivoco é feito no ambiente de trabalho, o chefe também pensa do mesmo jeito?Creio que não.

Dependente do segmento que a pessoa - o funcionário - esteja inserida o chefe não perdoa.

E como fica o errante quando percebe que cometeu uma falha, ou melhor, como fica o seu psicológico, e ainda, ter que relatar o fato ao chefe? Vou piorar um pouco! Saber que nenhuma mentirinha poderá encobrir o seu erro.

E assim, lhe vem vários pensamentos acusatórios nos quais poderiam ter evitado tal erro. Logo surge uma tristeza gritante que desmotiva e escurece a mente do errante. Ao mesmo tempo, e sem pedir permissão, pensamentos que duvidam do seu profissionalismo e sabedoria em lhe dar com situações como esta. Que angustiante! No é?

Errar é verdadeiramente humano, contudo para o chefe o funcionário é um mero instrumento de trabalho substituível. Mas acredite que tudo passa, até os erros cometidos e independentemente do que o seu chefe pense, você é humano que na maioria das vezes mais acerta do que erra. O erro faz parte da aprendizagem ou até mesmo do aperfeiçoamento, tanto profissional, quanto pessoal.