INSEGURANÇA-DE PATINHO A CISNE

Acredito que muitas pessoas adoecem fisicamente, de forma psicossomática, devido à sua insegurança em relação às suas lutas, porque embora possam estar preparadas para encarar e vencer essas lutas, não é assim que se sentem. Então, inconscientemente, entendem que aos olhos da sociedade, a única razão aceitável para que alguém não cumpra aquilo que se espera dela é a doença, portanto, acabam por se sabotarem adoecendo. Porém, como na maioria das vezes, não ocorre de um braço ou perna quebrar, desenvolve-se um outro problema, que as fazem sofrer, contudo, não as tiram de circulação e elas acabam por adoecer mais um pouco como resultado dessa pressão que sentem de que precisam fazer o que se espera delas, ainda que não estejam saudáveis, pois somente algo mais sério aos olhos daqueles que expectam sobre suas ações seria plausível de consideração.

Essas pessoas geralmente, são pessoas inteligentes, bem informadas e que cobram muito de si mesmas, aceitam muitas responsabilidades, querem atender a demanda de outras pessoas, se preocupam com os sentimentos dos outros acima dos seus próprios, não querendo magoar ninguém. Ou assumem para si projetos difíceis, cuja consecução seria motivo de orgulho para aqueles dos quais elas esperam que sintam orgulho delas.

Pessoas assim, provavelmente, tiveram pais que nunca as elogiavam, que lhes diziam que elas não faziam mais do que suas obrigações; ou que sempre estavam cobrando mais e mais, exigindo perfeição; provavelmente, tinham irmãos aos quais julgavam mais inteligentes do que elas próprias ou irmãos que eram os filhos favoritos do seus pais.

É possível que essas pessoas se sentiram e em algum aspecto ainda se sintam o patinho feio tentando virar cisne. Muitas dessas pessoas até já viraram o cisne, mas estão sempre olhando para as outras pessoas e, sem se darem conta, perguntando "Você se orgulha de mim? Minha imagem melhorou para você? Eu já tenho a sua confiança de que sou capaz até de cuidar de você, se for preciso?"

Essas pessoas que vivem adoecendo porque continuam se sentindo como o patinho feio de alguma situação, não conseguiram achar o lago e verem suas imagens nele refletidas e quão transformadas e bonitas elas são, além de serem capazes de fazer voos bem altos. Essas pessoas muitas vezes adoecem porque estão convencidas de suas fraquezas até o dia em que conseguirem fazer uma migração dentro de si mesmas.