Livro e banho

A leitura é, sobretudo, o melhor banho que a alma poderia receber. Ler é purificar os pensamentos através de palavras, é um retorno gradativo a si, na medida em que as interpretações possíveis que constantemente fazemos sobre as obras que temos a oportunidade de degustar, nos revelam o modo como enxergamos o mundo ou a ficção. Um livro pode ser uma ducha fria de frases cruas e alfinetadas que precisávamos receber, ou um banho quente de deleite narrativo, inspiração e poesia.

A mãe, vendo seu filho vidrado o dia todo no videogame, lhe ordenou: “vá ler um livro!”

E a criança, de início contrariada, obedeceu ao comando.

Virou as primeiras páginas, se esforçando um pouco para gostar da leitura e se permitindo mergulhar nas aventuras que o livro trazia. Um instante depois, o menino já estava hipnotizado pelas palavras, e não foi fácil se desprender delas depois…

O pai, vendo que sua filha brincou o dia inteiro na rua, lhe ordenou: “vá tomar um banho!”

E a criança, de início contrariada, obedeceu ao comando.

Ligou sua ducha, esperando a água esquentar e preparando seus sabonetes e bolhas de sabão. Um instante depois, a menina já estava se divertindo com a espuma e cantando alegremente debaixo do chuveiro, e não foi tão fácil assim se desprender do banho…

Qualquer semelhança não é mera coincidência. Ler um bom livro é como experimentar um bom banho: primeiro nem queremos entrar, mas depois não conseguimos mais sair. De início a preguiça nos abate e até nos estagna em uma zona de conforto, o pensamento sobre o esforço necessário é quase o suficiente para nos fazer desistir. Mas uma vez lá dentro, seja de uma história fascinante ou de um banho quente, sair é, no fim das contas, a escolha que não queremos fazer. Não temos outra opção, senão voltar…

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 25/07/2021
Reeditado em 25/07/2021
Código do texto: T7307104
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.