Antes de ler o livro do guru...

Li faz algum tempo:

"Antes de ler o livro que o guru lhe deu, você tem que escrever o seu".

Creio que isto se refere ao fato de que para receber novas coisas, precisamos nos libertar das coisas que já não servem...

Roupas novas no armário irão caber se antes retirarmos algumas das roupas antigas... A despensa... a geladeira... o espaço tem que existir para que as novas coisas tomem lugar.

Nossos pensamentos são da mesma forma... Novas ideias irão caber quando as ideias antigas já estiverem gastas ou corrompidas.

Não adianta, portanto, dar "murros em ponta de faca" ... Não adianta, portanto, querer mudar algo que ainda não está pronto para mudar... colher antes que esteja no ponto de colher...

Antes de ler o livro, é preciso estar pronto para assimilar o que o livro quer nos contar.

Há algum tempo também li que as pessoas buscam o conhecimento quando se cansam de sofrer... Seja então o exemplo de um bolo, que deveríamos saber fazer, mas achamos melhor comprar pronto... Chega um dia em que o dinheiro falta e precisamos do conhecimento!!! Eis que, recorrendo à internet (porque o dinheiro da internet sempre tem), achamos a receita ideal e como resultado, após algumas horas do nosso esforço, é que teremos um delicioso bolo de chocolate.

A vida é assim... é como aprender uma receita nova... A cada dia teremos a possibilidade de testar nossa resignação, mas também a nossa resiliência. Nos daremos conta que nem só de paciência é que se vive... as boas ações é que nos trarão os maiores benefícios.

Ler o livro do guru é importante sim! É necessário sim! Mas teremos muitas páginas de existência até que ele livro faça algum sentido para nós. O nosso livro já terá muitas páginas, algumas felizes e outras lamentavelmente tristes, quando finalmente abriremos o livro místico, e este terá a nossa compreensão.

Não nos culpemos, portanto, por ainda preferir comprar o bolo pronto. Isso indica que essa possibilidade não nos causou desconfortos financeiros ou mesmo de desgosto pelos sabores industrializados, cobertos de conservantes e colorantes... Nosso estômago (ou nosso cérebro) ainda prefere que seja assim, por mais que a consciência às vezes tente nos alertar de que poderíamos ser "excelentes chefes confeiteiros".

Mas e o livro?!?

É preciso estarmos prontos!!

Como esvaziamos os armários de tempos em tempos para limpar e reorganizar seus espaços, também nossa mente, em algum momento, vai precisar de uma "reavaliação" por nós mesmos. Digamos que isto seja uma ação da resiliência, após inúmeras tentativas de resignação.

Seja pelo cansaço ou seja pela curiosidade suficiente, mas normalmente será pelo sofrimento, porque os nossos achismos já não cabem mais em nós... Assim chegará o momento em que teremos o solo fértil para cultivar e colher dos novos saberes que o guru reservou em suas escritas.

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 28/07/2021
Reeditado em 28/07/2021
Código do texto: T7309055
Classificação de conteúdo: seguro