SENTIR...











 
    É fundamental sentir empatia e compaixão, ajudando o próximo com equilíbrio e generosidade, principalmente em períodos difíceis como este de pandemia. Muito se fala que alguém, ao expressar sentimentos, estaria fazendo "mi-mi-mi". Porém, essa expressão "mi-mi-mi" soa, muitas vezes, como insensibilidade às emoções alheias ou egoísmo de alguém que não se coloca no lugar de outras pessoas, gerando descaso, cinismo ou manipulação de interesses.


    Vivemos em uma sociedade que supervaloriza técnicas e produção em série, como se tivéssemos obrigação de sermos como robôs incansavelmente produtivos e rentáveis. Esse mundo da técnica exacerba a falácia do suposto racionalismo e reprime manifestações emocionais, muitas vezes nomeando falsamente como "frescura" a sensibilidade e a capacidade de expressar sentimentos inerentes à nossa vida.


   O próprio conceito de "razão" já está impregnado de sentidos emocionais subjetivos, até mesmo inconscientes, de quem o descreve, ainda que numa questionável pretensão de objetividade "científica", de modo que sentir e pensar não deveriam ser interpretados como atos antagônicos, mas complementares. Em linhas mais simples, talvez só robôs podem pensar de forma cem por cento "racional" sem sentir nada, e olhe lá... Como os avanços tecnológicos, talvez até robôs estarão sentindo melhor que muitos indivíduos. 







 
e1909cb6d4a2b051c537d820dc1f84c2.jpg
Fonte da imagem: https://br.pinterest.com/pin/681802831080547306/







 




    Desse modo, sentir é essencial. O tal "mi - mi - mi" tende a ser uma dor do outro que ainda não te afeta. Vivemos em uma sociedade em que somos estimulados a produzir ou competir demais e sentir de menos, o que gera uma confusão emocional e um mal - estar coletivo, que muitas vezes explode em conflitos, doenças ou violência, entre vários outros problemas, crescendo com as pressões das grandes desigualdades sociais. 




 
b169057cc63fe19537c70d67a7ce6490.jpgFonte da imagem -  citação: https://br.pinterest.com/pin/581245895632551801/