LIBERDADE OU ESCRAVIDÃO INCONSCIENTE?

LIBERDADE OU ESCRAVIDÃO INCONSCIENTE

“Como escravos que se humilham perante um tirano e o louvam, apesar dele maltratá-los” Gibran

A vida é como uma viagem. Ela tem uma estrada, um caminho para ser trilhado. Um caminho humano. Existem duas maneiras de se fazer essa viagem: ou você vai no banco da frente, de olhos abertos, de olho na estrada, olhando para a direção que você escolheu, ou você vai no banco de trás, de olhos vendados, sendo conduzido por alguém que você não sabe quem é, e para um lugar que você não sabe onde fica, mas parado você não vai ficar, porque nada se detém na vida. Tudo na vida é movimento. Você vai estar em movimento.

Agora, existe uma opção: ou você se movimenta conscientemente com aquilo que você se comprometeu, na direção daquilo que você se comprometeu, ou você vai ser arrastado, servindo o interesse de alguém; servindo o pior das causas, que é a causa dos alienados, que sabem muito bem de seus interesses e sabem onde querem chegar, e estão comprometidos com eles mesmos. Se você não tem compromisso com nada, alguém está comprometido com alguma coisa, que talvez não seja tão boa, e vai te usar para isso. Solto você não vai ficar.

Se você não assume livre e conscientemente a sua meta, alguém vai assumir uma meta por você e vai te usar para isso.

Você pode até ter consciência e se considerar uma pessoa solta, livre, mas solto, nada está. Tudo vai para alguma direção, toda a energia do universo está indo para alguma direção. Isso acaba gerando uma tirania, uma escravidão inconsciente, que é o pior tipo de escravidão que existe.

É importante compreender sobre esse tipo de escravidão.

Se eu sou escravo de alguém e sei, na primeira oportunidade que eu tiver, vou pegar a chave das correntes e vou fugir. Mas se eu sou um escravo e me considero livre, vou acariciar as correntes que me prendem, e se alguém tentar me libertar, eu vou me virar contra essa pessoa.

Somos escravos de muitas coisas na sociedade, e se alguém tentar nos tirar disso, consideramos como uma perda de liberdade.

O mito da caverna de Platão mostra muito bem isso.

Quais situações em sua vida que te torna um escravo inconsciente? Ideologias, religião, partidos, pessoas?

A evolução do ser humano está em aprender a se auto analisar, avaliar e transformar.

A “metanoica” precisa começar dentro da consciência de cada um, gerando assim princípios, pensamentos e atitudes novas, para que você não seja levado com uma multidão que está indo para o abatedouro, acreditando que está usufruindo de uma liberdade.

Daniel Breda
Enviado por Daniel Breda em 03/08/2021
Código do texto: T7313090
Classificação de conteúdo: seguro