SKATE É COISA PRA VAGABUNDO

Você foi daquela geração que sofreu preconceito por praticar esportes como o skate ou surf?

É impressionante como uma cultura de julgamentos se estabeleceu em uma país de terceiro mundo onde é mais fácil acreditar no que se ouve, do que acreditar no que não se pode analisar, fazer ou até mesmo, ver.

Eu apanhei inúmeras vezes por está andando de skate escondido, minha mãe não dava tréguas e já chegava com o cinto me batendo nas costas, onde automaticamente ela traçava um perfil sub julgado de todos os amigos que ali estavam, e nunca vi nenhum prestar, éramos todos vagabundos, o preconceito rolava solto na minha casa e na minha cidade, skate sempre foi um esporte de vagabundos e viciados, segundo ela, não importa quais fossem suas origens ou os seus amigos, até mesmo amigos novos, para a prática do esporte era necessário bons relacionamentos e escolinhas que não pedissem o boletim escolar, não tinha nenhuma qualificação, provavelmente a gente não “brincava” por ali.

Lembro de uma vez onde ela me tomou o skate, e com uma lebanca tentou quebrá-lo, mas o skate era profissional, meu primeiro e único skate profissional que eu tive, foi caro, vinha de longe, era difícil de ter acesso a um produto com aquele nível de qualidade, ela batia a lebanca no shape, nas rodinhas moscas, no eixo de alumínio e o skate nem mexia, não acontecia nada, eu chorava e sorria por ela não está conseguindo quebrar, mas obviamente, ela não iria desistir, foi quando ela fez uma fogueira com restos de uma arvore cortada que ali estava, em sobre chamas ela lançou o skate dentro até que ele virasse cinzas.

Agora em diante, dessa olimpíadas de 2021, onde todas as regras mundial caiu por terra, chegou a hora dessa inclusão a visto modo abrangedor, que já deveria ser arcaica, mas não.. Esperavam não sei o quê...

E essa semana assim que acordei, tinha uma mensagem da minha mãe no meu celular dizendo: Bom dia meu filho, você viu que a “fadinha” ganhou medalha de prata no skate? Fiquei tão orgulhosa” Lembrei de você.

É brincadeira... Existe um culpado? Entre Rayssas, racistas e fascistas, o sistema é inválido

E ainda hoje milhares de jovens são descriminalizados e o presidente da república brasileira eliminou o ministério dos esportes, francamente, será que vamos suportar tudo isso e até quando?

OSMAR ZIBA
Enviado por OSMAR ZIBA em 09/08/2021
Código do texto: T7316968
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.