TROVADORISMO, HUMANISMO E CLASSICISMO

LITERATURA MEDIEVAL E RENASCENTISTA

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• TROVADORISMO

Cantigas e novelas de cavalaria são as principais produções literárias do Trovadorismo (1189-1418)

Trovadorismo é o período que reúne os primeiros registros poéticos da língua portuguesa. Estende-se do século XII ao XV e corresponde à Idade Média. As principais produções literárias desse movimento são as cantigas, muito vinculadas à música, e as novelas de cavalaria.

Cantigas de amor

As cantigas de amor eram poemas musicados, escritos em português arcaico, sobre o sofrimento amoroso de um eu lírico masculino por uma mulher idealizada e inacessível, à qual ele jurava servir.

Novela de cavalaria

A prosa ficcional do Trovadorismo é representada pelas novelas de cavalaria, longas narrativas que apresentam os feitos de bravos cavaleiros. A Demanda do Santo Graal, pertencente ao ciclo bretão ou arturiano, narra as aventuras dos Cavaleiros da Távola Redonda, a serviço do rei Artur, em busca do cálice sagrado.

Cantiga

D. Dinis

Quer’eu em maneira de proençal

fazer agora hum cantar d’amor

e querrei muit’loar mia senhor,

a que prez nem fremosura non fal,

nen bondade, e mais vos direi en:

tanto a fez Deus comprida de bem

que mais que todas las do mundo val.

(...)

Análise da Obra

METALINGUAGEM

O eu lírico (sujeito que expressa os sentimentos do autor) compõe um poema que trata do fazer poético (deseja fazer uma cantiga de amor conforme os modelos convencionais da Provença, região do sul da França onde surgiram os primeiros poemas desse tipo). Trata-se de um texto metalinguístico, pois utiliza o código de comunicação (a língua) como assunto ou explicação para o próprio código. É o que fazem os dicionários. O procedimento também é comum em textos literários, quando o autor se volta para as formas de construção do texto.

INTENCIONALIDADE

O eu lírico deseja louvar a dama (senhora). Os substantivos abstratos “formosura” e “bondade” são empregados na descrição idealizada para ressaltar a perfeição da mulher amada.

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•HUMANISMO

Literatura de transição

O Humanismo situa-se numa fase de transição entre a decadência dos valores feudais e o surgimento do Renascimento. Uma das principais obras do período, a peça Auto da Barca do Inferno foi representada pela primeira vez em 1517. Ela integra a famosa trilogia das barcas, composta também de Auto da Barca do Purgatório (1518) e Auto da Barca da Glória (1519).

A ação do Auto da Barca do Inferno se passa em um porto, situado em um mundo além-túmulo, no qual estão ancoradas duas barcas: a primeira, comandada pelo Diabo, tem como destino o inferno; a segunda, capitaneada pelo Anjo, seguirá para o paraíso. Nota-se uma visão de mundo cristã, baseada na crença de vida após a morte e na recompensa das virtudes e punições dos pecados.

Nessa peça, Gil Vicente (1465-1536?) critica os setores da sociedade de seu tempo: diversos representantes das classes sociais são castigados porque cometeram práticas condenáveis pela moral cristã. Apenas dois segmentos são enviados ao paraíso: um bobo (o parvo Joane), cuja loucura o isenta de responsabilidade pelos seus atos, e um grupo de cavaleiros cruzados, que morreram em defesa da fé de Cristo. A própria Igreja, como instituição, não é poupada: um Frade é castigado pelo afastamento da vida espiritual. No entanto, essa crítica atinge apenas o comportamento do clero e não questiona os princípios da religião cristã, defendidos pelo autor.

Gil Vicente

Considerado o fundador do teatro português, suas peças foram produzidas durante a passagem da Idade Média para a Moderna. Apresenta aspectos conservadores (como a defesa da moral cristã) e inovadores (como a crítica à sociedade).

O teatro vicentino é dividido em farsas (peças de caráter cômico e crítico sobre questões sociais) e autos (peças geralmente de cunho religioso).

Auto da Barca do Inferno –

O Parvo

Gil Vicente

“Joane. Hou daquesta!

Diabo. Quem é?

Joane. Eu sô.

É esta a naviarra vossa?

Diabo. De quem?

Joane. Dos tolos.

Diabo. Vossa.

Entra!

(...)

Diabo. De que morreste?

Joane. De quê?

Samicas de caganeira.

Diabo. De quê?

Joane. De caga merdeira!

Má rabugem que te dê!

(...)

Joane. Aguardai, aguardai, houlá!

E onde havemos nós d’ir ter?

Diabo. Ao porto de Lúcifer.”

Ateliê Editorial

Análise da Obra

O BOBO

O parvo (tolo) Joane tem como objetivo provocar o riso, inserindo um elemento cômico em uma peça que trata da trágica realidade da morte e da corrupção da sociedade portuguesa. A inocência e a simplicidade de Joane são encaradas como virtudes que o tornarão merecedor do paraíso. Note que o personagem é apresentado como desatento e desinformado: dirige-se ao Diabo sem medo e o interroga continuamente. A loucura do bobo permite que ele aponte sem receio de censura os problemas da sociedade portuguesa.

LINGUAGEM COLOQUIAL

Os diálogos do Auto da Barca do Inferno estão repletos de expressões populares e elementos característicos da linguagem coloquial do período. Repare na espontaneidade da fala do parvo Joane, que assinala a origem popular da personagem: a pouca instrução e a loucura fazem com que o Bobo possa falar tudo o que lhe vem à cabeça (até mesmo que morreu de “samicas de caganeira”).

IDEOLOGIA

Todo texto veicula determinada ideologia, isto é, um conjunto de ideias, valores e crenças característicos de um período ou de um determinado autor. No caso de Gil Vicente, é possível reconhecer uma defesa de valores morais típicos do cristianismo,

como a celebração das virtudes e a condenação dos vícios.

INTENCIONALIDADE

Note a intenção de Gil Vicente de formar um painel representativo dos diferentes grupos da sociedade portuguesa, para apontar modos de correção dos costumes, de acordo com a moral cristã.

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• CLASSICISMO

Em busca da forma perfeita

O Classicismo (1527-1580), estética literária do Renascimento, resgata os ideais de beleza da Antiguidade Clássica e valoriza a razão

O Classicismo é a estética literária do Renascimento. Nos textos, estão presentes os mesmos ideais que regiam as demais composições artísticas: o respeito à proporção, a busca de perfeição formal, a retomada da cultura da Antiguidade clássica, a imitação de modelos de composição greco-latinos (conforme os padrões de representação mimética – imitativa e recriadora – da realidade), o desejo de objetividade e a valorização do ser humano.

Em Portugal, a atmosfera científica e racional que impulsionava as grandes navegações se une aos novos ares do Renascimento: quando o poeta Sá de Miranda retorna da Itália, em 1526, traz para a literatura portuguesa as novidades desenvolvidas por Petrarca (como o soneto italiano e o verso decassílabo, de dez sílabas poéticas).

Camões Lírico

Luís Vaz de Camões (1525?-1580) é o principal nome do Classicismo português. Sua mais importante obra é o poema épico Os Lusíadas, mas também é extensa sua produção lírica (gênero em que o poeta expõe suas emoções). Seus poemas revelam o uso das novas formas poéticas – os sonetos (poemas de forma fixa, divididos em duas estrofes de quatro versos e duas estrofes de três versos) compostos na medida nova (com versos decassílabos, de dez sílabas poéticas). Os temas mais frequentes da lírica camoniana são o sofrimento amoroso e o desconcerto do mundo.

Exemplo: Trecho do Poema - Amor É Fogo Que Arde Sem Se Ver

[...]

Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Sonetos de Camões, Ateliê Editorial

Análise do Trecho

EQUILÍBRIO

Um elemento de equilíbrio está presente: trata-se da estrutura simétrica e regular do poema. A frase interrogativa final procura integrar as oposições não resolvidas.

O efeito criado pela aparente falta de lógica nas definições (paradoxo) resulta em harmonia, já que o próprio sofrimento amoroso é complexo e surpreendente.

UNIVERSALIDADE

O soneto apresenta as contradições características do sentimento amoroso. Nota-se uma série de afirmações que procuram abarcar os diferentes aspectos da experiência amorosa. O poeta, no período renascentista, transforma-se em um homem capaz de representar os homens de seu entorno e de seu tempo, por meio da abordagem de temas universais.

Guia do Estudante
Enviado por Isabel Lima F em 10/08/2021
Código do texto: T7317887
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