Estudar

A classe dominante, não é mais culta que as outras.

Eventualmente, tem estudos mais específicos, em algumas áreas como o direito, a medicina, a engenharia, por enveredarem pela mesma profissão dos pais, recebendo um reforço positivo nesse aprendizado.

Contudo, com o ProUni, Fies e outros programas estudantis, verificou-se com surpresa, que as maiores notas no Enem, principalmente nessas disciplinas, foram de filhos e filhas de pedreiros, empregadas domésticas etc)

A elite é, na verdade, principalmente semianalfabeta nas áreas de humanas.(Óbvio que existem algumas exceções)

A elite aprende e reforça, a competição, o individualismo, a cobiça, não cultiva os valores, onde o respeito aos outros seja cotidiano, cultiva a falta de escrúpulos, onde os fins justificam os meios, não cultiva a empatia e a solidariedade.

A elite que suga os trabalhadores, aparenta ser culta, por conta de evitar que a população periférica, a força de trabalho que move as sociedades capitalistas, tenha acesso ao conhecimento.

Regimes autoritários de direita, não tem como premissa, investir em educação para o povo pobre, não investem em cultura, antes, através de mercenários, destróem o patrimônio sócio-educacional-cultural, provocando incêndios em museus, bibliotecas, arquivos cinematográficos, retirando/congelando os investimentos em educação e em cultura, para os filhos dos trabalhadores(dinheiro dos impostos desses trabalhadores).

Povo culto, que pensa fora da caixa, é perigoso, é para eles uma ameaça.

A elite impõem uma asfixiante mordaça aos rebeldes fabricantes de arte, que na maior parte das vezes, não a aceitam, pagam o preço e soçobram.

Por isso que a única saída para a classe trabalhadora, é estudar, não apenas para incorporar conhecimentos, mas que o processo de desenvolvimento incorpore saberes, que ampliem a empatia, o espírito cidadão em cada subjetividade.

E que a visão das sociedades, seja enquanto uma experiência de compartilhamento coletivo e solidário de experiências.

Estudar, para a classe trabalhadora, é tomar conhecimento do mundo injusto no qual se vive,

entender e mudar a lógica perversa, onde indivíduos semelhantes, nas mesmas condições, recebem tratamento diferenciado.

Estudar é lutar para que essa " justiça", deixe de contemplar interesses parciais...não mais beneficiando os interesses do capital financeiro.

Estudar é repudiar a herança ancestral, onde os privilégios de poucos, ainda se sobrepõem aos direitos da maioria, economicamente mais fragilizada.

Conforme escreveu Marx: "Trabalhadores do mundo, uni-vos".

Estudar é a melhor maneira de união entre iguais.

Barthes.

BARTHES
Enviado por BARTHES em 20/08/2021
Código do texto: T7325055
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.