Só sei que ainda nada sei

Quando paramos para pensar sobre os males que rondam o mundo vemos que muito ainda se tem a ser feito.

Mas o primeiro passo é pensar. Pensar? Como chegamos a este ponto. A qual ponto? Parar de pensar, refletir e indagar.

Pois bem, é algo que nós fazermos cotidianamente. Certamente, você deve estar pensando sobre isso. Mas me refiro a algo mais amplo. No sentido de buscar mais conhecimento, a partir do reconhecimento de nossas ignorâncias, já que o conhecimento não é um saber acabado.

Ao deparamos com o negacionismo, temos a certeza de que a ignorância perambula pela sociedade. Mas não seria a educação, a chave-mestra para romper a barreia entre a ignorância e a sabedoria? Decerto que sim. No entanto, quando se tem líderes ignorantes os seus liderados usufruem do descaso. E ainda, mas quando estes liderados tem a sabedoria ao seu lado e questionam seus líderes são vítimas de uma ignorância descomunal.

Mas sejamos instigadores a questionar tudo, pois é de nossa essência o pensar e buscar a sempre a verdade.

Devemos negar o negacionismo e na dúvida buscar a verdade. Não se deve negar algo do que não temos conhecimento e não somos especialistas, mas temos a educação como instrumento do conhecimento.