O tempo, os sonhos e a vida

Todos os dias vivenciamos situações marcadas por uma ideia de tempo. Decerto, temos uma compreensão da importância do tempo em nossas vidas, mas dificilmente sabemos defini-lo.

O relógio tem sido o instrumento que tem dado o compasso na vida moderna, acelerando a nossa vida diante aos desafios que se projetam à nossa frente!

Mas toda ideia de tempo nos traz à compreensão de presente, passado e futuro. O presente, onde os fatos acontecem com a velocidade do agora, marcado por sua efemeridade; o passado, consolidado por nossas ações e/ou pelas circunstâncias da vida; e o futuro que se torna incognoscível, pois não nos é dado a conhecer, apenas, ao Criador!

Percebemos, portanto, que nessas dimensões temporais o presente e o passado são partes concretas e materializadas pelo fazer humano, mas o futuro só o temos em perspectiva, pois excede nossa capacidade de compreensão do que possa vir a ser o fazer das coisas...

É justamente nessas ocasiões que o cenário se transforma pelos olhos da fé, que tem sua segurança naquilo que se espera e na prova daquilo que não se vê, pois excede o nosso entendimento.

Esta é a prova da atemporalidade do Deus Vivo, presente ontem, hoje e eternamente...

Os sonhos são o alimento da alma, neles projetamos nossas esperanças e aspirações em busca de sua materialização para a conquista de nossos objetivos. E é justamente no plano da fé, que os sonhos se tornam realidade, pela esperança do por vir.

A vida é o espaço temporal que temos para cumprir/viver os nossos sonhos. Mas a vida é como um vapor de chaleira... A água fria em seu estado natural, logo se aquece, passa a ferver, o vapor sobe, e a vida se vai...

Portanto, o Carpe Diem, uma expressão latina que significa: “Viva o Hoje”, traz em seu sentido toda a intensidade que precisa ser vivida a cada dia, como se fosse o único ou último dia de nossas vidas, e isso, não pode ser desvencilhado do sentido de gratidão.

Por isso, tempo, sonhos e vida estão entrelaçados e, dificilmente, podem ser compreendidos separadamente...

Assim, compreendemos que a vida nos proporciona vários desafios a serem superados, e nessa trajetória, há três grandes passos a serem dados.

1. Administrar nossos conflitos (conflitos que são nossos e que não devem ser transferidos para ninguém, independentemente do momento que estamos vivendo);

2. Florescer onde estamos plantados (ser sal e luz);

3. Conquistar nosso espaço (fruto do mérito, de nossa perseverança e de nossas competências).

Desse modo, vimos o homem (o ser humano), como uma árvore, cujas raízes estão presas a um solo (Deus, família, valores, princípios, amigos, etc.), mas os seus galhos estão em sintonia com o universo (o tempo, os sonhos, e os desafios da vida).

Assim, compreendemos que a vida é feita de lutas, de altos e baixos, de mudanças de percursos e retomadas de trajetórias, e com isso, entendemos que a liberdade, mesmo motivada pela fé, ela não cai do céu, mas, se conquista!

Recife, 18 de setembro de 2021.

Luiz Carlos Serpa

Luiz Carlos Serpa
Enviado por Luiz Carlos Serpa em 18/09/2021
Reeditado em 03/10/2022
Código do texto: T7345438
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.