Outropologia

Diz o Antropólogo Luís R. Cardoso de Oliveira (2007): "(...) a

antropologia é uma disciplina voltada para a compreensão do Outro (...)".

Eu me perguntava em 2009 "Quem é o Outro?" E a resposta veio como que ex-nihilo: "O Outro é um Eu que não é meu."

Diante do exposto, que mais posso dizer? Ao Outro, eu sou o Seu Outro. A mim, o Outro é Ele(a).

Se todos somos o Outro aos Outros, quem seremos Nós?

Compreender o Outro é uma necessidade. E, como todo exercício de Compreensão, não é fácil. Porque, dentre outros exemplos, carregamos ideias preconcebidas sobre os costumes alheios (haja vista vivermos em casas diferentes – ainda que, muitas vezes, na mesma rua; recebemos educação diferente – nem sempre que condiz com uma educação exemplar...), como que usássemos óculos que nos permitisse ver apenas as coisas ao nosso modo (o que viria a conferir uma visão limitadíssima da realidade).

A partir da premissa de que "O Outro é um Eu que não é meu", creio, libero espaço para construir a estrada para a Compreensão do Alheio, da Alteridade. Da relação Identidade x Alteridade. E, quando sou acompanhado, de modo colaborativo nessa jornada, a Compreensão do Outro se torna menos difícil para mim. Ou melhor: para Nós. E me parece sensato esse adendo: quando há um Nós, não há mais Outros. Pois já nos agregamos a todos.