O Conteúdo da Felilicidade.

Assim como as impressões digitais são personalíssimas e exclusivas, o conteúdo da felicidade para cada pessoa segue o mesmo padrão.

Se montássemos o quadro íntimo de desejos de cada pessoa veríamos que as porções dos valores, dos desejos, dos sentimentos, do que cada um definira como indispensável para ser feliz variaria de um ao outro ao infinito e além.

Somos todos criaturas complexas e, dessa maneira, o frasco de perfume do que cada um considera fundamental para ser feliz variaria bastante.

Entretanto, há certos itens que seriam comuns, pelo menos em parte à grande maioria.

Um desses seria a saúde.

E vamos, para nosso início de conversa manter esse conteúdo no frasco. Alguém o retiraria?

É atribuído ao Dalai Lama a seguinte afirmação: ¨O homem perde a vida toda para acumular dinheiro e, quando a sua saúde se esvai nessa busca e em muito graças a ela, perde todo o seu dinheiro para recuperar a saúde¨.

É um contra senso.

Sendo esse um dos valores sem os quais seremos derrotados nessa busca, não seria melhor primar pela mesma?

Não seria melhor comer modicamente, se formos ingerir álcool o fazer com prudência e até não o fazer? Abdicar do fumo, praticar exercício físico, tomar sol e cuidar da limpeza e da higiene do corpo?

Muitos falham nesses quesitos para começo de conversa.

E quanto aos que trabalham em demasia massacrando o corpo e arruinando o quadro social, familiar e a saúde mental?

Não vou nem falar do uso de drogas ilícitas ou dos excessos das lícitas.

A saúde não é tão valorizada quanto deveria.

Basta observar os bares cheios para ver a escolha de muita gente.

Basta olhar os corpos em meio a uma multidão para constatar a obesidade dominante.

Basta olhar os índices de doenças cardiovasculares, evitáveis em grande parte, para termos a certeza do nosso desencontro.

E quanto a sorrir para o próximo melhorando o quadro social e nos trazendo paz e saúde mental em dia?

A saúde física engloba todo o nosso conteúdo: mente, corpo e espírito precisam ser nutridos, alimentados, mantidos e observados.

A primazia pela saúde nos trará a base para o assento de tudo o mais que buscamos para sermos felizes.

Enquanto houver nesse mundo um único que não tenha saúde pelo excesso do outro e enquanto um único perde a saúde por falta de modicidade não seremos ainda um planeta pleno e feliz.

Que cada um faça a base da felicidade na sua vida. Depois, vem o resto.

Está escrito.