Pensamentos do Cotidiano 02

Nos dias de hoje percebo quanto o ser humano precisa de algo para fugir da realidade ao seu redor, seja por meio: da arte, do futebol, da leitura, do mundo fantástico do cinema e das séries ou por meio das drogas lícitas ou ilícitas (algo que não recomendo, porém não deixa de ser um refúgio para muitos). Nos parece que o real é muito enfadonho, repetitivo e previsível. E no meio de uma sociedade capitalista que vivemos o que nos limita termos uma vida mais prazerosa ou não é a posse do dinheiro, algo que para maioria não possuem e dessa forma nos limitamos mais a vivermos aquela realidade triste e sem perspectiva. A busca incessante que fazemos pelo fantástico e o impressionante em nosso cotidiano é que nossas mentes parecem nunca se saciar somente com o real perante aos nossos olhos. A perspectiva que nossa mente procura é que nossas vidas de alguma forma sejam especiais, que sejam cheios momentos emocionantes e que somos indivíduos especiais diferentes daqueles milhares que estão a nossa volta.

Por isso as redes sociais conseguiram obter tanto sucesso, pois em um curto período de tempo e algumas curtidas, a pessoa sente – se importante nem que seja por um breve momento. A necessidade de postar fotos diariamente demonstrando a todos o quanto a minha vida é “feliz”, “especial” ou “maravilhosa” é um escape que muitos utilizam para fugir da realidade. A maioria das pessoas buscam a felicidade como se fosse a mercadoria mais valiosa nos dias de hoje, no qual pode ser comprada ou conquistada com um simples “gostei” em alguma rede social para aumentar ainda mais o frágil ego que o ser humano contemporâneo possui. A fuga da realidade é uma necessidade humana tão real quanto a fome ou a sede e é hoje o bem mais desejado em uma sociedade que preza tanto pelo espetáculo. Pois a fuga dos problemas, da pobreza e da violência devem ser saciados para contrapor a realidade. Por que muitas vezes somos impotentes a injustiça e a desigualdade que estamos inseridos. Achando que não podemos fazer nada para mudar a nossa realidade envolta e nem podemos melhorar a vida daqueles que estão próximo de nós mesmos.

Davi Freitas - 15/10/2021

Kaynne
Enviado por Kaynne em 15/10/2021
Código do texto: T7364314
Classificação de conteúdo: seguro